segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aparelho de contenção garante consolidação de posicionamento dentário



As técnicas ortodônticas utilizadas para tratar os problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da mordida, face e arcos dentários se concentram na aplicação de força externa gerada por aparelhos fixos e ativos. Existem diversos tipos de aparelho, mas todos se baseiam na mesma ideia de movimentação dentária por uso da força.

O tratamento, entretanto, não está finalizado tão logo o aparelho ortodôntico consiga levar os dentes à posição correta. Após a remoção do dispositivo, é natural que os dentes sofram uma “acomodação” conforme o impacto da mastigação sobre eles. Para garantir que a arcada dentária não volte a se desalinhar, é utilizado um aparelho de contenção.

Essa fase final do tratamento é muito importante: uma vez que a função do aparelho é consolidar a nova posição adquirida pelos dentes, a contenção inadequada ou inexistente pode fazer com que todo o tratamento já realizado seja perdido. A duração do tempo de contenção varia de acordo com cada caso, podendo ser de poucos meses e até mesmo por alguns anos.

O aparelho de contenção pode apresentar alguns desconfortos iniciais, como dificuldade para conversação e excesso de saliva. Esses pequenos problemas, contudo, passam em poucos dias e não devem se tornar motivo para que o dispositivo seja tirado a toda hora da boca, pois a constância da utilização é fundamental para a ação da contenção.

O uso do aparelho deve respeitar a determinação do ortodontista, mas, em geral, ele é retirado apenas durante a alimentação e higienização dos dentes.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário