segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dentista também aplica Botox?




Embora seja mais conhecida e utilizada para fins estéticos, a toxina botulínica — popularmente conhecida por Botox — é um complexo protéico purificado com grande utilidade para a Medicina. A substância, obtida da bactéria Clostridium botulinum, foi descoberta por volta dos anos 60. Inicialmente, ela era usada como uma alternativa para o tratamento não cirúrgico do estrabismo.

Quando aplicada em pequenas doses, a toxina bloqueia a liberação de acetilcolina, um dos neurotransmissores responsáveis por levar as mensagens do cérebro aos músculos do corpo. Consequentemente, os músculos não recebem o estímulo para contração, permanecendo relaxados e mais flexíveis. Outro resultado da aplicação é a suavização das linhas de expressão. Por isso, este procedimento é muito procurado para o tratamento estético de rugas.

Na Odontologia, a substância pode ser utilizada para aliviar as dores musculares e faciais causadas por disfunções da articulação temporomandibular, tratamento do bruxismo e correção do sorriso gengival. Todos esses problemas estão relacionados aos músculos faciais, mesmo que de forma indireta, e podem ter sintomas aliviados pela toxina botulínica.

Por um tempo, o Botox também foi utilizado por dentistas brasileiros para a correção de problemas bucais que não prejudicam a saúde oral, como assimetria facial, sulco nasolabial proeminente e aumento labial. Mas esse tipo de aplicação foi vetado pelo Conselho Federal de Odontologia por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União em 5 de setembro de 2011.

De acordo com a resolução, os dentistas podem aplicar a toxina botulínica desde que devidamente habilitados para isso e apenas em procedimentos estritamente odontológicos, e nunca para correções estéticas. Vale lembrar que, embora muitos tratamentos resultem em melhoria estética significativa, o dentista é um profissional da saúde, e não um esteticista. Portanto, não insista em aplicar a toxina botulínica no consultório odontológico apenas por vaidade.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br/
Ligue e agende a sua visita 11 2978 4542
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário