sexta-feira, 29 de abril de 2011

Os alimentos que preservam a juventude da pele e bloqueiam os raios nocivos do sol

Conheça algumas dicas nutricionais:

Colágeno
O colágeno, para a pele, é tão importante quanto os óculos para quem tem problemas de visão. Sem ele, que é a proteína mais abundante no corpo, as células perdem elasticidade e aí aparecem as rugas.

Por que a pele envelhece?

Quando a idade avança, é inevitável que algumas rugas deem as caras.
Mas o envelhecimento provocado pelo passar do tempo é gradual, sem muitos danos estéticos. O que agride mesmo a pele é sol em excesso, fumo e poluição. Esses, sim, é que são responsáveis por rugas, manchas e tumores.
Os raios UVA são os piores porque alcançam a camada interna do tecido, a derme.
Lá, eles degradam as fibras de colágeno, destruindo a elasticidade. Para reverter ou atrasar o processo, o recomendado é manter uma alimentação equilibrada, rica em fontes de antioxidantes.

Romã
Essa fruta, além de possuir ácido elágico, um aliado da elasticidade da pele, contém vitamina C, outro poderoso antioxidante que combate o envelhecimento precoce

Os Raios UV e o câncer
A radiação UVA é constante durante o ano e penetra profundamente na pele, sendo a grande deflagradora do fotoenvelhecimento, mas não de câncer. O vilão nessa história é o UVB, que incide mais no verão. Ele atinge principalmente a epiderme, a camada superficial da pele.

Leite contra acne
Um trabalho na Universidade Kyung Hee, na Coreia do Sul, mostrou que leites enriquecidos com lactoferrina reduzem as inflamações que provocam a acne. A lactoferrina é uma proteína encontrada naturalmente no leite de vaca, mas em pequena quantidade. Durante 12 semanas, voluntários ingeriram o líquido e, ao final do experimento, quem tinha espinhas de montão viu 20% das bolotas diminuírem de tamanho ou desaparecerem.
Segundo os autores, essa é a prova de que, no futuro, o mercado pode explorar o enriquecimento do leite como auxílio no tratamento de problemas de pele.

Molho de tomate
Além de romãs e morangos, a pele agradece o consumo de molho de tomate. Esse alimento foi testado na Universidade de Manchester, na Inglaterra, e se mostrou um aliado da juventude do tecido. Os pesquisadores acrescentaram 55 gramas - a quantidade que consumimos em uma boa macarronada - à dieta diária de mulheres com cerca de 30 anos de idade. Os resultados foram animadores: uma substância do tomate, o licopeno, reduziu a ação dos raios UVA, principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento.

Açúcar, Doce vilão
" A pele dos diabéticos tende a envelhecer mais rápido" , lembra Fabiane Mulinari, dermatologista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Você sabe por quê? A resposta está no açúcar. Quando consumido em excesso ou, ainda, quando fica boiando na circulação, caso de quem é portador de diabete, ele se liga a proteínas da pele. Trata-se de um processo conhecido como glicação.
Daí, formam-se complexos de açúcar e proteína bastante rígidos, que tiram a elasticidade do colágeno.
Assim, para o tecido perder anos de vitalidade, basta uma colherinha a mais.


Referência: Saúde! é vital - Editora Abril

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Facetas de Porcelana




O que é faceta (laminado de porcelana)? 
O laminado é uma restauração que envolve apenas a face vestibular (frontal) dos dentes. Esse tipo de restauração pode ser executada com resina composta (diretamente na boca do cliente), com resina elaborada laboratorialmente ou, ainda, com porcelana, que traz as vantagens estéticas e de estabilidade de cor, também executadas no laboratório, ou seja, fora da boca.

Em que situação é recomendada?
A faceta laminada geralmente é recomendada por motivos estéticos, tais como dentes escurecidos ou excessivamente restaurados na face frontal; além disso, pode corrigir o aspecto anatômico de dentes mal formados.

É uma novidade na Odontologia?
Sim. Ainda são poucos os dentistas que fazem esse tipo de trabalho.

Qual a vantagem desse tratamento?
A vantagem primordial consiste na preservação de estrutura dental sadia. Com essa técnica, desgastam-se menos os dentes.

Substitui a coroa de jaqueta?
Com certeza, nos casos onde é apenas necessário restaurar a face (vestibular) dos dentes, não estando as outras faces comprometidas por cáries ou restaurações, a ponto de justificar o desgaste para a colocação de jaqueta ou coroa metalocerâmica.

É resistente?
Os processos atuais e os materiais de confecção empregados hoje em dia, bem como a evolução dos métodos de colagem, tornaram as facetas laminadas um tratamento bastante confiável.

Destaca-se facilmente?
Não, desde que se providencie boa colagem e boa silanização (processo que possibilita adesão da resina cimentante com a superfície interna da faceta de porcelana).

A cor se mantém?
Como as porcelanas têm boa estabilidade de cor, as facetas confeccionadas com esse material não sofrem alteração.

Precisa de controles e manutenção periódicos?
Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.

Enquanto é feita, os dentes ficam desprotegidos?
Durante a fase de confecção da faceta laminada no laboratório, o dentista deve colar uma faceta de resina provisória com adesão limitada a uma pequena área, para facilitar a remoção na consulta final.

O custo é alto? 
O custo é comparável ao de uma coroa metalocerâmica ou coroa totalmente cerâmica.

Qual a durabilidade?
A durabilidade está associada ao sucesso da colagem, tanto na superfície cerâmica quanto no dente, pois a porcelana, uma vez colada, torna-se extremamente resistente. 


Sequência de Tratamento








A primeira foto mostra os dentes naturais da paciente, a segunda, terceira, quarta e quinta foto são durante o tratamento, e as duas últimas fotos são do sorriso da paciente já com as facetas de porcelana, comprovando  o sucesso do resultado final.


Referência Texto: Orientações sugeridas por Dr. Sérgio Lian Branco Martins 
REVISTA DA APCD

Foto: Arquivo próprio. Facetas colocadas no consultório da AB Saúde por Dr. Alexandre Hassem Neto.

sábado, 23 de abril de 2011

Feliz Páscoa



" Páscoa é tempo de Amor,
de família e de Paz


Tempo de meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz.

Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos e de ser mais irmão.

Tempo de recomeçar!


Tempo de concessão, de compromisso. Tempo de perdão.

Tempo de libertar, de libertação, de passagem, de passar...

Para onde? Para a luz, para o amor"



Que nesta Páscoa possamos refletir, recomeçar e enxergar os nossos verdadeiros valores e a importância das pessoas com as quais convivemos.


Mensagem para reflexão:

Conta a lenda que um velho sábio, tido como mestre da paciência, 
era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre da paciência. 
O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo.

Chegou a jogar algumas pedras em sua direção, cuspiu em sua direção 
e gritou todos os tipos de insultos.

Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. 
No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o homem se deu
por vencido e retirou-se. Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.

O mestre perguntou: 

Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, 
a quem pertence o presente? A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos. O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos.
Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. 

Autores desconhecidos.

A AB Saúde deseja para todos uma Feliz Páscoa.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cuidados com os dentes de leite

Quando nascem os dentes de leite?
Por volta do sexto mês, mas pode haver antecipação para o terceiro ou quarto mês. Geralmente, a dentição do bebê completa-se entre o vigésimo quarto e o trigésimo sexto mês.

O bebê sente dor quando nascem seus dentes de leite?
O surgimento dos dentes é uma ocorrência natural, portanto não provoca dor, nem sangramento. Entretanto, alguns sintomas podem aparecer: aumento da saliva devido à maturação das glândulas salivares e à dificuldade que o bebê tem de engolir a saliva produzida; diarréia, em conseqüência de distúrbio gastrointestinal causado pela contaminação através de objetos levados à boca pelo bebê e sucção do dedos, principalmente em condições de higiene inadequada; febre “baixa e passageira”, provocada por substâncias que regulam a temperatura corpórea, liberadas durante o rompimento da gengiva; irritação local provocada pela pressão dos dentes na gengiva (não requerendo medicação alguma).

Os mordedores ajudam na erupção dos dentes?
Existem mordedores macios que contêm um gel no seu interior e que devem ser mantidos na geladeira. Esses mordedores, quando utilizados pelos bebês, aliviam a irritação da gengiva causada pela pressão dos dentes em erupção. Se eventualmente a irritação for grande, um anestésico tópico não irritante – aplicado 3 a 4 vezes por dia – também pode dar alívio temporário, desde que prescrito corretamente, já que ele pode ser tóxico, e sua absorção é rápida.

É necessário escovar os dentinhos do bebê?
Sim. É importante fazer a higienização mesmo antes da erupção dos primeiros dentinhos. Para tanto, pode ser usada uma dedeira ou gaze embebida em água filtrada que deve ser esfregada delicadamente na gengiva. Após a erupção dos primeiros dentinhos, uma escova apropriada com cerdas reduzidas e macias deve ser usada, principalmente após as refeições.

O bebê pode usar creme dental?
Quando erupcionam os primeiros dentinhos, pode-se utilizar escova de dentes somente molhada em água. Quando o bebê estiver com um maior número de dentes, o creme dental deve ser usado em pequena quantidade, o equivalente a um grão de ervilha ou até menos, visto que os bebês engolem cerca de 70% do creme durante a escovação; como o creme dental contém flúor, o excesso ingerido pode provocar fluorose, alterando a cor dos dentes.

E se o bebê não deixar escovar os dentes?
A mãe precisa ter paciência e tentar transformar a escovação em uma brincadeira divertida. Usar uma escova colorida ou cantar musiquinha acompanhando os movimentos da escova pode ajudar. É interessante que o bebê a veja escovando seus próprios dentes.


Que tipo de mamadeira usar para os bebês que não podem ser amamentados no peito?
Existem mamadeiras que possuem bicos muito semelhantes ao seio materno e garantem o bom posicionamento da língua durante o aleitamento. O furinho do bico deve ser estreito para forçar o bebê a sugar, o que estimula a musculatura e o crescimento da mandíbula. A posição em que o bebê toma sua mamadeira também é importante: ele deve estar inclinado e nunca completamente deitado.

A mamadeira e a chupeta podem alterar o posicionamento dos dentinhos do bebê?
Todo hábito quando prolongado prejudica o posicionamento da língua e a musculatura bucal. Deve ser planejado eliminar da rotina do bebê a chupeta e a mamadeira o mais cedo possível, até no máximo por volta dos três anos.

Antibióticos prejudicam a dentição?
Depende. Todo antibiótico ou medicamento, quando administrado, deve estar em dose adequada e sob supervisão médica e/ou odontológica.

Os bebês podem ter cárie?
Sim. O hábito de o bebê ser amamentado ou alimentado com mamadeiras com leite, chá ou qualquer líquido contendo açúcar ou mel durante o sono, principalmente à noite, pode provocar a cárie de mamadeira ou de aparecimento precoce. Se não houver higienização nesse período, esse tipo de cárie acomete os dentes rapidamente, pois, durante o sono, o fluxo salivar diminui. Os primeiros sinais da cárie de mamadeira constituem manchas brancas e opacas que muitas vezes passam desapercebidas pelos pais.

Quando deve ser a primeira consulta do bebê ao dentista?
A primeira consulta deve ser feita antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes. Uma consulta agradável, em um ambiente amistoso, ajudará o estabelecimento de um vínculo afetivo com o dentista; também é importante um programa de educação e medidas preventivas que evitem o aparecimento de cárie e doenças gengivais.


Fonte: APCD

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Palestra da AB Saúde no Lions Clube



Hoje nosso post é em agrecimento ao Lions Clube da Casa Verde, em especial ao Dr. Francisco Lopes Marin pelo convite feito à nossa clínica, onde Dr. Alexandre Hassem Neto e Dra. Beatriz Addad Hassem discorreram sobre os temas: Clínica Geral, Medicina Chinesa, Acupuntura, Estética, Implantes e Higiene Dental em uma palestra super agradável.

Local onde foi realizado, fotos e maiores detalhes estão no blog:

http://lionsclubecasaverde.blogspot.com/2011/04/palestra-implante-dentario.html?spref=fb

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Equipo da AB Saúde Odonto e Câmera intra oral

Apresentamos a vocês nosso novo equipo, com um design ultra moderno ele faz até massagem! Sem contar a qualidade e a praticidade em sua utilização.

Nestas fotos abaixo, veja esta câmera intra oral de útlima geração, ela filma, grava e o paciente vê na tela as condições de sua saúde bucal.





Veja a foto em melhor resolução http://twitpic.com/4ktann


A AB Saúde está sempre repleta de novidades para mostrar pra vocês!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Balança: saiba qual o melhor horário para se pesar


Muito temida pela maioria, a balança, pode apresentar diferentes números para quem se pesa várias vezes ao dia, então qual seria o melhor horário para se pesar e descobrir o peso correto?

Segundo o nutricionista do centro de bem-estar Levitas, André Pellegrini, “na maioria das pessoas, o intestino está habituado a funcionar melhor logo no início da manhã, quando o organismo retoma as suas atividades após o sono. Ao acordar, eliminamos a urina produzida ao longo da noite e as fezes. Logo, esse é um bom momento para se pesar, pois nosso corpo estará “limpo” e “pronto” para mais um dia, refletindo nosso peso mais confiável, sem a interferência do que foi ingerido no dia anterior”.

Um outro horário alternativo, que também pode ser fixado como o da pesagem, é o momento do banho da noite, após chegar do trabalho. Nesse horário, as refeições já foram digeridas e, muitas vezes, o intestino já realizou o seu trabalho.

Mas se esses são os horários indicados, é preciso saber também em quais momento se pesar é impensável. De acordo com André, “o maior erro é realizar as pesagens em diversos momentos do dia. Lembre-se de nunca se pesar após uma refeição, pois mesmo que o pequeno aumento de peso seja por causa da refeição, isso pode frustrar a pessoa e deixá-la com receio de alimentar-se adequadamente. Certamente é esperado que ao alimentar-se com 400 g + 1 copo de suco de 250 ml, seu peso suba 650 g imediatamente após sua ingestão. Portanto, não se assuste”.

Entretanto não devemos esquecer que a balança não distingue massa muscular de massa de gordura, por esse motivo ela pode não ser um bom instrumento a se recorrer para obter parâmetros precisos.


Referência: parte de mdemulher

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pirâmide odontológica: Saiba como funciona a dinâmica da prevenção



O que posso fazer para ter uma boa saúde bucal?
Hábitos alimentares adequados, freqüência e qualidade da higienização, utilização de fatores de proteção específica e ausência de fatores de risco são necessários para se ter uma boa saúde bucal, como vemos na pirâmide odontológica.

Como a alimentação pode interferir nas doenças da boca?
A cárie é uma das doenças bucais mais observadas, que se desenvolve a partir de dentes susceptíveis, associados a um consumo muito alto de alimentos açucarados e também ao número de vezes por dia que se consome esse tipo de alimento. Portanto, doces, balas, pirulitos, refrigerantes e bolachas recheadas estão no topo da pirâmide, em fundo vermelho, pois devem ter o seu consumo restrito.

Por que a chupeta e a mamadeira estão também na área vermelha?
Porque seu uso também deve ser restrito, principalmente em crianças maiores, pois podem ocasionar alterações em seus dentes e na sua mordida.

E o flúor não faz bem para os dentes?
A utilização do flúor deve ser feita por pacientes que têm um risco maior para cáries. Deve ser prescrito pelo dentista, pois é um medicamento e precisa ser indicado por um profissional.

O creme dental não pode ser utilizado por todos à vontade?
Não, o creme dental deve ser evitado por crianças que não conseguem cuspir, pois, a maioria deles contém flúor em grande quantidade e, se ingerido por menores de 6 anos, pode causar problemas na formação dos dentes (fluorose). Portanto, seu uso deve ser monitorado.

Quais são as condições de dieta, hábitos de higiene e consumo que estão liberadas?
As situações contidas na base da pirâmide, em fundo verde, estão liberadas: aleitamento materno, uso de escova dental, água fluoretada, uso de fio dental, uso de prótese bem adaptada, bem como a ingestão de alimentos energéticos e reguladores.

Por que os alimentos estão divididos na pirâmide?
Esta é uma pirâmide nutricional adaptada, onde vemos que os alimentos da base são os que devem ser ingeridos em maior quantidade, seguidos dos alimentos do segundo andar, em amarelo, que são as proteínas, leites e derivados, e, finalmente, no pico da pirâmide estão os óleos, as frituras e os açúcares, que devem ser consumidos em quantidade ainda menor, para que assim possamos ter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, evitar doenças bucais.

Quais seriam as situações proibitivas?
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o fumo, a utilização de próteses fraturadas ou mal adaptadas, bem como dentes com sintomatologia dolorosa precisam ser evitados, pois podem ocasionar doenças da gengiva e câncer bucal.

Temos que ter horário para tudo?
Sim, a questão do horário é muito importante, pois devemos acostumar as crianças desde pequenas a terem horário para as refeições e a higienização da boca. Os hábitos regulares adquiridos serão incorporados pela família por toda a vida. É importante que os pais dêem o exemplo de uma vida mais saudável aos filhos, com bocas bem cuidadas e sorrisos naturais.

               Referência: APCD

terça-feira, 5 de abril de 2011

Como lavar a boca sem usar as mãos

Aqui no Brasil infelizmente não podemos beber água filtrada diretamente das torneiras como já se faz em outros países, onde ela já sai das tubulações tratada e pronta para consumo. Mesmo com esta limitação o acessório da australiana Dreamfarm chamado Tapi me parece bem útil em momentos que se precisa enxaguar a boca ou lavar o rosto sem o uso das mãos. Com um simples gesto de apertá-lo por baixo bloqueando o fluxo da água, esta retorna para uma saída superior, facilitando a higiene bucal evitando o contato direto com mãos ou copos sujos.





Para quem ficou curioso e quer saber aonde encontrar este produto acesse este site

Fonte: jaehcamisetas.com

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Descubra se o hábito de mascar chiclete prejudica a saúde bucal

Ao contrário do que se pensa, a goma de mascar não é uma vilã da boca saudável. Na verdade, mascar chiclete SEM AÇÚCAR traz diversos benefícios à saúde bucal.

Segundo o pesquisador e professor da Unicamp Jaime Cury, “o processo de mastigação da goma aumenta em até dez vezes a produção de saliva, que ajuda a neutralizar os ácidos, principalmente aqueles produzidos após a ingestão de carboidratos fermentáveis presentes no pão, bolos e doces”.

Além disso, a saliva estimulada pela mastigação atua também como um mecanismo natural de reparação da estrutura dental, pois promove a remineralização das manchas brancas, revertendo o processo de cárie. E para completar, ela ainda elimina da boca os compostos responsáveis pelo mau hálito e esse efeito perdura por até três horas.

Mas para garantir tais benefícios, o chiclete deve ser mastigado por 20 minutos, três vezes ao dia, garantem os pesquisadores Jaime Cury, Livia Tenuta e Cínthia Tabchoury, da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas de São Paulo.

E atenção: não se esqueça também da tradicional higienização com escova, creme e fio dental ...


... e das visitas regulares ao dentista!


Fonte: mdemulher