quinta-feira, 16 de junho de 2011

CORRA da depressão!


Serotonina e dopamina:
Essas são as duas substâncias que faltam no cérebro de uma pessoa deprimida.
Enquanto a primeira traz sensação de calma e alegria, a segunda trata de aumentar nossa disposição.
Uma meta-análise (revisão de diversos estudos publicados anteriormente) feita pela Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, atesta que a prática de atividades físicas estimula a produção dessa dupla no organismo, ajudando não só a combater como a prevenir a depressão.
E notícia melhor ainda é que, de acordo com os pesquisadores, o "sintoma" de felicidade aparece assim que se inicia e dura muito tempo depois do fim dos exercícios e, no corpo dos sendentários, o efeito é bem mais rápido. Caminhar, correr, nadar, pedalar, dançar, fazer ginástica ou musculação: vale qualquer modalidade para obter não só esse, mas muitos outros benefícios para a saúde.

Sirva-se de Bom Humor
Atuando na produção de substâncias que nos dão sensação de bem-estar, alguns nutrientes podem ser os verdadeiros responsáveis pelo sorriso que você estampa no rosto todos os dias.

Frutas
Quando se trata de espantar a tristeza, segundo a maioria dos especialistas, a composição nutricional da laranja, maçã, jaboticaba, abacaxi, abacate e tangerina merecem nota 10.
Mas a grande estrela dessa missão é a banana. "É fonte de vitamina B6, que ativa a produção de serotonina, minimiza os sintomas de TPM, diminui a retenção de líquidos e ajuda no combate à insônia. A banana ainda tem a capacidade de aumentar o nível energético do corpo, combate anemia, úlcera, hipertensão, estresse no trabalho, depressão, desordens afetivas, entre outras", descreve a nutricionista Márcia Dal Médico.


Azeite
" O azeite, por ser uma gordura de boa qualidade, auxilia na formação de células nervosas saudáveis e protege o sistema nervoso central", explica a nutricionista Suzana Machado. Como o sistema nervoso central é responsável pelas sensações de felicidade de bem estar, 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem por dia podem trazer ótimos resultados para o seu humor.


Outros alimentos que também auxiliam de alguma forma a tranquilizar e a mandar a tristeza embora são:
Os peixes gordos; a Castanha-do-pará; o Grão-de-bico; o Leite de vaca; os Vegetais e verduras verde-escuras e o Chocolate( valendo lembrar que o tipo mais saudável é o chocolate amargo e meio amargo)

Referência: Revista Sua Saúde

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Massagem e Terapias Corporais de Toque


          Muitos são os benefícios alcançados com o tratamento de massagem, seja ela terapêutica ou de relaxamento.

          As diversas técnicas remontam há séculos, algumas são mesmo milenares. Pode ser feita com as mãos, pelo toque (shiatsu, massagem modeladora), pela simples imposição das mãos, sem toque (reiki), com o uso de artefatos como o bambu, que melhora a drenagem linfática (bambuterapia).

          Nos dias de hoje não há quem não tenha algum desequilíbrio ou desconforto que não possa ao menos ser aliviado pelo uso de massagem.

          Stress, dores, tensão muscular, distúrbios circulatórios, insônia, são algumas das condições onde a massoterapia tem sua melhor aplicação.

          Pode ser preventiva ou de reabilitação, quando algum trauma já acometeu musculatura e tendões ou quando alterações emocionais fazem o estado de relaxamento ser substituído por dor e tensão geral.

          Tornou-se com o tempo um excelente tratamento coadjuvante da Fisioterapia e da Medicina Estética, pois relaxa a musculatura, drena os excessos de líquidos, melhora a circulação em geral, além de trazer melhora das funções orgânicas e da qualidade do sono, por restabelecer a condição de relaxamento  e equilíbrio geral.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O que é cárie dentária?

A cárie se produz quando certos ácidos corroem a camada superficial dura dos dentes, chamada esmalte dental. Estes ácidos provêm da placa bacteriana, uma película aderente que contém germes que consomem alimentos com açúcar. O processo de digestão destes açúcares produz ácidos que atacam as superfícies dentárias.

Com o decorrer do tempo, a cárie dentária pode produzir orifícios na superfície do dente chamados cáries. Se não for tratada, a cárie pode aumentar de tamanho e inclusive destruir o dente.

Se você acha que tem uma cárie, consulte o seu dentista. É provável que ele faça uma restauração, que pode impedir que a cárie fique maior.

Apesar de os ácidos atacarem constantemente as superfícies dentárias, a cárie não ocorre instantaneamente. Isso se deve a outros fatores na boca que contribuem para fortalecer a dentição e deter o processo de deterioração causado pelo cárie. Um desses fatores é a saliva. Esta última contém minerais que ajudam a fortalecer as superfícies dos dentes. O flúor, um mineral natural que com frequência é adicionado à água e que também é um componente de muitos cremes dentais, também ajuda a fortalecer os dentes.




Conselhos práticos para prevenir as cáries.
Não ingira muitos alimentos com açúcar. Tome menos refrigerantes entre as refeições.
Isto ajudará a impedir que a placa bacteriana produza ácidos e também reduzirá a quantidade de vezes que os dentes estarão expostos a ácidos.

Beba muita água, em especial se tomar certos tipos de medicamentos.
Alguns medicamentos podem fazer com que o organismo produza menos saliva e isto poderia aumentar o risco de que se formem cáries.

Utilize um creme dental e um antisséptico bucal que contenham flúor.
O flúor ajuda a manter as superfícies dentárias mais duras e resistentes.

Visite seu dentista pelo menos duas vezes ao ano.
Ele fará uma limpeza dental e controlará o aparecimento de cáries.


O dentista verificará se você tem cárie

As 4 etapas da formação de cáries


Etapa 1
A zona opaca na superfície do dente pode ser uma cárie incipiente. Escovar os dentes com um creme dental que contém flúor e utilizar fio dental podem impedir que a cárie termine de se formar.


 
Etapa 2
A cárie atravessou a camada superficial dura do dente.




Etapa 3
Agora que a cárie chegou em uma parte menos dura do dente, ela aumentará mais rapidamente.




Etapa 4
Se a cárie não for tratada, poderá ocasionar maiores problemas em partes mais profundas do dente. Por isso é importante que você visite periodicamente o seu dentista.
Se o seu dentista descobrir que você tem cárie, poderá falar-lhe sobre restauração, flúor e outras opções de tratamento.

Referência: Oral B

terça-feira, 7 de junho de 2011

Faz quanto tempo que você não vai ao dentista?

Por que são importantes as consultas regulares ao dentista? 
As consultas regulares ao dentista são importantes porque ajudam a manter sadios os seus dentes e gengivas. Você deve visitá-lo regularmente, pelo menos a cada 6 meses.

O que ocorre durante a consulta?
A consulta ao dentista inclui duas partes. Uma é o controle e a outra é a limpeza.

  • O controle
Um profissional verificará se há cáries, placa ou tártaro. A placa é uma camada clara e pegajosa de bactérias. Se não for removida, se solidifica e se converte em tártaro. Este não pode ser removido com a escovação, tampouco usando fio dental. Se forem formados a placa e o tártaro nos seus dentes, eles podem causar doenças bucais.

Depois examinará a sua gengiva. Isto será realizado com um instrumento especial para medir o espaço entre os dentes e as gengivas. Em gengivas sadias, os espaços são pouco profundos. Quando existe uma doença bucal, os espaços são mais profundos.

O controle deve incluir também a língua, garganta, rosto, cabeça e pescoço, a fim de identificar algum sinal de problema, inflamação ou câncer.

 
Dentes e gengivas sadios.

 Formação de placa e tártaro.

  • A limpeza
A escovação e o uso de fio dental podem eliminar a placa, mas não é possível eliminar o tártaro em casa. O dentista usará, durante a limpeza, instrumentos especiais para removê-lo dos dentes. A isto se chama raspagem.

A raspagem dos dentes remove a placa e o tártaro.


Depois de raspar os seus dentes, eles podem ser polidos. Na maioria dos casos, usa-se um creme dental mais abrasivo que ajuda a remover qualquer mancha superficial dos seus dentes.

O último passo é o uso do fio dental. O dentista usará o fio dental para certificar-se de que as áreas entre os dentes estejam limpas.

O que você deve fazer entre as consultas?
Certifique-se de cuidar dos seus dentes e gengivas entre as suas consultas regulares ao dentista. A placa está constantemente se formando nos seus dentes. Mas você pode se desfazer dela escovando os dentes e usando o fio dental regularmente.


Fonte: Demonstrativo Oral B

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Acupuntura: Tratamentos Médicos e Estéticos


A prática da Acupuntura remonta há 6 mil anos, na China, mas sua descrição como terapêutica existe somente por volta dos anos 90 a.C.

Por volta de 1255 passou a ser conhecida no Ocidente como uma terapêutica oriental que, tendo como base o Taoísmo, prega a equivalência entre as energias Yin e Yang para o equilíbrio da Natureza e de todos os Seres Vivos. É nesse equilíbrio que reside a saúde e é na perda dele que muitas doenças aparecem.

Vários fatores podem alterar esse estado dinâmico e energético da saúde, como por exemplo o trabalho estressante, os erros alimentares e os hábitos de vida e de comportamentos equivocados ( muita fadiga, muita bebida, poucas horas de sono e lazer, etc).

Muitos benefícios podem ser encontrados no tratamento das doenças pela Acupuntura, porém, muito mais podemos fazer quando usamos essa técnica oriental para a prevenção das patologias ou mesmo para a simples manutenção do equilíbrio energético.




Por meio da Acupuntura, é possível realizar o tratamento de diversas enfermidades, como:

ACUPUNTURA TRADICIONAL

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Síndrome do Pânico
  • Enxaqueca
  • TPM
  • Bronquite/Rinite


 ACUPUNTURA ESTÉTICA

O Tratamento com Acupuntura Estética, é utlizado para combater:
  • Rugas de Expressão
  • Celulite
  • Estrias
  • Gordura Localizada
  • Obesidade Infantil, Juvenil e do Adulto

Trate a sua ansiedade, TPM, rinite ou qualquer uma das enfermidades citadas acima com a acupuntura, marque uma avaliação na AB Saúde.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

14 Dicas para uma vida mais Saudável, Leve, Descontraída!

1.Defina suas prioridades
Aprenda a tratar as suas prioridades como urgência, para não ficar frustrado em correr atrás do bem-estar para os outros e não para você.

2.Descontraia !
Mas também dá excelentes resultados dançar, sair com amigos, bater um bom papo, desabafar quando preciso.

3.Seja feliz
O segredo de ser saudável é ser feliz! Corpo são em mente sã! Portanto, precisamos cuidar dos dois.

4.Leve uma vida mais natural
O uso dos recursos naturais como chás, ervas naturais de tratamento está em alta e funciona. Prefira esses produtos aos muito industrializados, sempre que possível e sempre que sua saúde assim permitir

5.Mantenha seu corpo saudável
Para um corpo saudável, é preciso desenvolver a consciência do que deve ou não entrar na sua rotina. Diga não ao cigarro, às curtas noites de sono, à vida sedentária e aos maus hábitos alimentares, aos movimentos iniciais que levam ao stress.

6.Cuide da sua mente
Na hora de cuidar da mente, disciplina para relaxar, estabelecer metas de vida e de trabalho do tamanho de sua capacidade, e não maiores; identificar sentimentos que deixam sua mente inquieta e agir para eliminá-los

7.Tente relaxar
É possível melhorar estados emocionais de grande ansiedade e preocupação fazendo relaxamento, meditação, acupuntura, massagem, enfim, todos bons tratamentos naturais para a busca de uma mente mais serena e feliz.

8.Visite seu médico
Visite seu médico , faça exames anualmente, cuide de sua saúde física com a supervisão de quem entende do assunto e ponha em prática todos os conselhos médicos.
 
9.Boa noite = Bom dia
Um bom dia começa com uma boa noite de sono. Procure se certificar que está usando um bom colchão e travesseiro adequado consultando as lojas especializadas no assunto. Com certeza acordará com uma fisionomia bem melhor e descansada.
 
10.Comer a cada 3 horas
Se estiver de dieta ou não, a regra de alimentar-se a cada 3 horas é boa para não jogar a ansiedade em cima da comida quando tiver oportunidade e engordar em uma única refeição tudo o que foi perdido até então.
 
11.Café da Manhã
Todo café da manhã deve ter uma variedade tal de alimentos que forneçam proteínas, vitaminas, carboidratos moderados, fibras e um mínimo de gorduras. Começar o dia em jejum traz problemas de concentração, disposição física e gera irritabilidade no passar das horas.



12.Água é um santo remédio !
Água é um santo remédio! Beba em média 8 copos ao dia, ou 4 copos de água pura e outros 4 copos de um chá com efeito refrescante no verão ou beba um pouco de água de côco natural, que é um ótimo repositor de minerais. A pele agradece e mostra, o corpo elimina suas toxinas através dela.

13.Fibras
Para quem está em dieta um ótimo alimento é o alimento rico em fibras e água como melancia, maçã, abacaxi, porque controla melhor o apetite e faz o organismo queimar mais calorias para digeri-los. Além disso, as fibras ajudam a movimentar o intestino e com isso não há resíduos acumulados dificultando o emagrecimento.

14.Pele, cabelos e corpo.
Tire algumas horas da semana para cuidar da pele, dos cabelos e do corpo, mesmo estando em casa. Use bons produtos, que podem ser indicados por seu médico e com disciplina vá minimizando os sinais do tempo em sua face e seu corpo.