sexta-feira, 19 de agosto de 2011

OBESIDADE INFANTIL - Na educação nutricional: o tratamento e a prevenção


 Foto: Google Imagens

A obesidade infantil vem aumentando de forma significativa nos últimos anos, e traz com ela várias outras complicações na infância que se estendem até a idade adulta, tais como; diabetes, hipertensão, lesões ortopédicas e musculares, doenças cardiovasculares e problemas de pele como; acantoses, manchas e estrias.

Por isso, atualmente é consenso: devemos prevenir e combater a obesidade desde cedo.

Uma das formas de combate à obesidade, para não dizer a mais eficaz, é a reeducação alimentar da criança e também de seus familiares, pois a família tem grande influência na formação dos hábitos alimentares da criança.

Quanto mais cedo possível houver uma intervenção nutricional, mais fácil será o tratamento e a redução das complicações da obesidade. Portanto se você tem algum caso de sobrepeso ou obesidade em sua família procure acompanhamento de um profissional apto para lhe ajudar.

Porém existem algumas dicas básicas muito úteis na prevenção da obesidade infantil, que podem ser aplicadas no seu dia-a-dia:

- Evite os vícios alimentares, como fast foods.
- Incentive a atividade física, natação, andar de bicicleta, jogar bola, entre outros.
- Dê bons exemplos pelo seu próprio estilo de vida, evitando permanecer horas diante da TV ou do computador.
- Quando necessária a reeducação alimentar de um dos membros, toda a família deve participar.
- As refeições devem ser feitas em horários regulares, evitando o ato de “beliscar”, e em locais apropriados. Evite o consumo de alimentos em frente a TV.
- Não se deve omitir as refeições, nem substituí-las por lanches.
- Sanduíches são permitidos, desde que elaborados com alimentos pobres em gorduras.
- Fique atenta ao consumo de alimentos supérfluos (salgadinhos, pipoca, doces, chocolate, balas, bolachas, entre outros) e estipule somente um dia na semana para o consumo dos mesmos.
- Prepare o lanche escolar do seu filho, caso a cantina não ofereça alimentos nutritivos.
- Não ofereça sempre o mesmo tipo de comida. O cardápio deve ser variado e colorido.
- No lanche da tarde, incentive a criança a deixar de lado as bolachas e o salgadinho e explique a ela as vantagens da troca para frutas e iogurtes.
- Aumente em cinco porções diárias o consumo de frutas, legumes e verduras.


Texto Por: Drª Luciana Alves Cangerana Santiago CRN-3 13384
Nutricionista da AB Saúde

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dicas de Sustentabilidade: Energia Elétrica

POR QUE DEVEMOS ECONOMIZAR?
Com o crescimento populacional e econômico do País, cada vez mais energia é consumida. Assim, será necessário construir novas hidrelétricas, fato que irá gerar grande impacto ambiental, devido a devastação de matas nativas e a retirada de milhares de famílias de seus lares. Além disso, com a diminuição no consumo de energia elétrica, evita-se a utilização de outras fontes extremamente poluidoras, como os derivados do petróleo. Com isso, reduzimos o efeito estufa, o aquecimento global e outros problemas que serão gerados.

Foto: Google Imagens

Em casa
-Se possível, use aparelhos elétricos fora do chamado "horário de pico" (18hàs21h);
-Ao viajar, desligue a chave-geral;
-Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins.

Eletrodomésticos
Na hora da compra, dê preferência aos modelos que têm o "Selo Procel" de Economia de Energia.

Ferro de Passar
Junte sempre a maior quantidade possível de roupas e passe todas de uma só vez.

Lâmpadas 15% do consumo
-Evite acender lâmpadas durante o dia;
-Use melhor a luz do sol;
-Abra as janelas, cortinas e persianas;
-Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou circulares nas áreas de cozinha e de serviço, garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas por mais de quatro horas por dia. Uma lâmpada fluorescente de 40 Watts ilumina mais que uma incandescente de 150 Watts, e tem duração até dez vezes maior.

Geladeira 25% do consumo
-Não guarde alimentos e líquidos quentes, nem em recipientes sem tampa;
-Faça o degelo periodicamente;
-Mantenha as borrachas em perfeito estado;
-Não abra a porta da geladeira sem necessidade ou por tempo prolongado.
Foto: Google Imagens


Lavadora de roupas
-Economize água e energia elétrica lavando de uma só vez a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante;
-Use a dose certa de sabão especificada no manual. Assim, evitará repetição da operação de enxágue;
-Mantenha o filtro sempre limpo.

Televisão
-Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer. Desligue o aparelho se não tiver ninguém assistindo;
-Não deixe vários televisores sintonizados no mesmo canal. Junte toda a família na sala. Além de economizar energia, pode ser muito importante para a união familiar.

Foto: Google Imagens
 Divulgue estas informações! Elas fazem parte do Projeto de Educação Ambiental "Protetores da Natureza"
Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza
www.ibdn.org.br
 
 www.absaude.com


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A Estética do Sorriso aliada à Cirurgia Plástica Periodontal - Parte II



Olá, vamos mostrar abaixo mais casos da Estética do Sorriso aliada à Cirurgia Plástica Periodontal.
Esses casos clínicos são continuações do nosso post anterior, para ver a matéria completa clique aqui .

CASO 4
Foto 4 - INICIAL
: Foto inicial mostrando muita exposição da gengiva no sorriso. Neste caso, foi realizada uma cirurgia plástica gengival para aumentar o tamanho dos dentes, fazendo com que seja mostrada menor quantidade de gengiva no sorriso.
Foto 4 – FINAL: Imagem final após a cicatrização e colocação de provisórios. Note que o sorriso fica mais bonito, pelo fato de mostrar menos gengiva e dentes maiores.






CASO 5
Foto 5 - INICIAL:
Imagem inicial mostrando dentes muito curtos durante o sorriso. Foi feita uma cirurgia plástica gengival para aumentar o tamanho dos dentes, fazendo com que seja mostrada menor quantidade de gengiva no sorriso.
Foto 5 – FINAL: Foto final após a cicatrização. Repare que os dentes tornaram-se maiores, valorizando a estética do sorriso.





CASO 6
Foto 6 - INICIAL
: Foto inicial mostrando a inflamação e o inchaço gengival, provocados pela falta de boa higienização com o uso de aparelho ortodôntico. Após a remoção do aparelho, foi feita uma cirurgia plástica gengival para remover a gengiva que cresceu, devolvendo a estética.
Foto 6 – FINAL: Foto final após a cicatrização. Veja como a estética e a saúde gengival torna-se melhor com este procedimento.



Espero que vocês tenham gostado desse artigo e dessas fotos.
A nossa periodontista é a Dra Fernanda Vieira Ribeiro, Mestre e Doutora em Periodontia.
Se tiver interesse em fazer uma avaliação com a Dra Fernanda, ligue-nos e agende um horário.

Equipe AB Saúde



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Estética do Sorriso aliada à Cirurgia Plástica Periodontal


Para se ter um belo sorriso, não basta apenas ter dentes bonitos. A estética do sorriso também depende da condição dos tecidos periodontais (tecidos gengivais) que envolvem os dentes. Por isso, o tratamento odontológico deve proporcionar, além da estética associada aos dentes, adequada estética dos tecidos gengivais ao redor dos dentes, garantindo a beleza e harmonia de seu sorriso.

Um dos principais problemas que prejudica a estética gengival é a retração gengival, que é o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente.


Outro problema gengival bastante comum que prejudica a estética do sorriso é a aumentada exposição de gengiva ao sorrir ou quando a altura da gengiva entre os dentes não é homogênia e esteticamente aceitável.

Para resolução destes problemas, várias técnicas de cirurgia plástica periodontal podem ser utilizadas no tratamento dos tecidos gengivais: desde enxertos para recobrir a raiz dental exposta até procedimentos para tratar sorrisos que mostram muita gengiva.

Essas cirurgias plásticas periodontais estéticas devem ser sempre realizadas por um especialista (Periodontista), pois requer planejamento apropriado, conhecimento de técnicas adequadas e tratamento cuidadoso a fim de se obter harmonia entre a estética da gengiva e dos dentes, bem como para recuperar a forma e a cor dos tecidos gengivais.

Nossa clínica possui atendimento especializado para este tipo de tratamento gengival! 

Veja nas fotos abaixo alguns exemplos do que podemos fazer por você:



CASO 1
Foto 1 - INICIAL: Aspecto inicial das retrações gengivais (exposição da raiz dental e afastamento da gengiva, tornando os dentes mais longos). Para tratar este problema, foi realizada uma cirurgia plástica gengival para recobrir as raízes expostas.
Foto 1 – FINAL: Resultado final após a cicatrização. Note que a gengiva retorna à posição original, devolvendo a estética.




CASO 2
Foto 2 - INICIAL: Foto inicial das retrações gengivais (exposição da raiz dental e afastamento da gengiva, tornando os dentes mais longos). Veja a presença de tártaro nas superfícies das raízes expostas. Foi realizada uma cirurgia plástica gengival para recobrir todas as raízes expostas.
Foto 2 – FINAL: Imagem final após a cicatrização. Note que a gengiva retorna à posição original, devolvendo a saúde e a estética.





CASO 3
Foto 3 - INICIAL: Foto inicial da retração gengival. Neste caso, já foi perdida toda a gengival com proteção de queratina, que todos nós, em condições saudáveis, temos. Isso inviabiliza a adequada higienização pelo paciente. Repare como a gengiva está inflamada e sangrante. Foi realizada uma cirurgia plástica gengival para recobrir a raiz exposta e devolver a gengiva com queratina ao paciente.
Foto 3 – FINAL: Imagem final após a cicatrização. Note que a gengiva volta a ter condição de saúde, sem sangramento e permitindo a higienização da área pelo paciente. Veja que a gengiva com queratina (mais rosa claro), que tem papel de proteção, foi devolvida com este procedimento.
                                   
Texto e Fotos por Dra Fernanda Vieira Ribeiro - Periodontista da AB Saúde.
Aguardem o próximo post pois temos mais casos para mostrar a vocês!