quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Estética do Sorriso aliada à Cirurgia Plástica Periodontal


Para se ter um belo sorriso, não basta apenas ter dentes bonitos. A estética do sorriso também depende da condição dos tecidos periodontais (tecidos gengivais) que envolvem os dentes. Por isso, o tratamento odontológico deve proporcionar, além da estética associada aos dentes, adequada estética dos tecidos gengivais ao redor dos dentes, garantindo a beleza e harmonia de seu sorriso.

Um dos principais problemas que prejudica a estética gengival é a retração gengival, que é o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente.


Outro problema gengival bastante comum que prejudica a estética do sorriso é a aumentada exposição de gengiva ao sorrir ou quando a altura da gengiva entre os dentes não é homogênia e esteticamente aceitável.

Para resolução destes problemas, várias técnicas de cirurgia plástica periodontal podem ser utilizadas no tratamento dos tecidos gengivais: desde enxertos para recobrir a raiz dental exposta até procedimentos para tratar sorrisos que mostram muita gengiva.

Essas cirurgias plásticas periodontais estéticas devem ser sempre realizadas por um especialista (Periodontista), pois requer planejamento apropriado, conhecimento de técnicas adequadas e tratamento cuidadoso a fim de se obter harmonia entre a estética da gengiva e dos dentes, bem como para recuperar a forma e a cor dos tecidos gengivais.

Nossa clínica possui atendimento especializado para este tipo de tratamento gengival! 

Veja nas fotos abaixo alguns exemplos do que podemos fazer por você:



CASO 1
Foto 1 - INICIAL: Aspecto inicial das retrações gengivais (exposição da raiz dental e afastamento da gengiva, tornando os dentes mais longos). Para tratar este problema, foi realizada uma cirurgia plástica gengival para recobrir as raízes expostas.
Foto 1 – FINAL: Resultado final após a cicatrização. Note que a gengiva retorna à posição original, devolvendo a estética.




CASO 2
Foto 2 - INICIAL: Foto inicial das retrações gengivais (exposição da raiz dental e afastamento da gengiva, tornando os dentes mais longos). Veja a presença de tártaro nas superfícies das raízes expostas. Foi realizada uma cirurgia plástica gengival para recobrir todas as raízes expostas.
Foto 2 – FINAL: Imagem final após a cicatrização. Note que a gengiva retorna à posição original, devolvendo a saúde e a estética.





CASO 3
Foto 3 - INICIAL: Foto inicial da retração gengival. Neste caso, já foi perdida toda a gengival com proteção de queratina, que todos nós, em condições saudáveis, temos. Isso inviabiliza a adequada higienização pelo paciente. Repare como a gengiva está inflamada e sangrante. Foi realizada uma cirurgia plástica gengival para recobrir a raiz exposta e devolver a gengiva com queratina ao paciente.
Foto 3 – FINAL: Imagem final após a cicatrização. Note que a gengiva volta a ter condição de saúde, sem sangramento e permitindo a higienização da área pelo paciente. Veja que a gengiva com queratina (mais rosa claro), que tem papel de proteção, foi devolvida com este procedimento.
                                   
Texto e Fotos por Dra Fernanda Vieira Ribeiro - Periodontista da AB Saúde.
Aguardem o próximo post pois temos mais casos para mostrar a vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário