Foto: Google Imagens
Associado ao estresse em praticamente 100% dos casos, o bruxismo é um distúrbio do sono caracterizado pelo hábito de apertar e ranger os dentes. Comum em 15% da população, este problema pode causar desgaste nos dentes, distúrbios na articulação mandibular, danos à gengiva e fortes dores de cabeça e nos músculos da mandíbula.
Em casos que não recebem o tratamento adequado, o bruxismo pode ainda resultar em destruição do tecido da gengiva e do osso mandibular, além de amolecimento e perda dos dentes. O sono também fica prejudicado, causando danos à saúde de modo geral e contribuindo mais ainda para o aumento do estresse.
O tratamento do bruxismo depende da causa do problema: o distúrbio é como um termômetro psicológico na boca do paciente. Por isso, identificar e eliminar o motivo da tensão é o primeiro passo para curar o bruxismo.
O dentista é o responsável pelo diagnóstico e por determinar a causa do problema. Com base nesses dois aspectos, ele poderá recomendar o uso de um aparelho dentário específico, que se encaixa nos dentes superiores ou inferiores e os protege do atrito.
Embora alivie os danos causados pelo hábito de ranger os dentes, este tipo de aparelho não representa cura, e métodos de relaxamento devem ser associados ao uso do dispositivo.
Texto por Dra Kamila Godoy
http://kamilagodoy.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário