Cuidado com o efeito sanfona
O emagrece-engorda constante afasta o sonho da silhueta fina
O aviso foi divulgado por cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Eles controlaram a alimentação de ratos, de maneira que eles perdessem peso e, na sequência, o recuperasse novamente. Depois de analisar seus genes, os estudiosos verificaram alterações no DNA dos animais, relacionadas ao estresse e à alimentação.
O resultado leva a crer que esse tipo de dieta causa mudanças genéticas que tornam a pessoa mais suscetível a abusar de itens calóricos diante de uma situação de nervosismo. "De fato, quando alguém é submetido a uma restrição calórica rigorosa, a tensão e a ansiedade são consequências comuns que, não raro, culminam em compulsão alimentar, o que leva o indivíduo a engordar de novo", opina a nutricionista Patrícia Moreira, do Instituto de Metabolismo e Nutrição em São Paulo.
Manutenção da Cintura
Para quem já enfrentou o desafio mais árduo de enxugar os pneus, não custa fazer um esforço para manter a nova forma. "O principal segredo é priorizar a satisfação ao comer", sugere Patrícia Moreira. "Ou seja, na hora de programar a reeducação alimentar, inclua itens que, além de saudáveis e pouco engordativos, agradem seu paladar", diz. Assim você previne o estresse.
Referência: Saúde! é vital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário