quarta-feira, 23 de março de 2011

Aveia: Um dos cereais mais completos em termos nutricionais

   Rica em fibras, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e sais minerais, a aveia é um dos cereais mais completos em termos nutricionais.
Consumida com frequência fora das refeições principais, sempre foi considerada um ótimo complemento alimentar. Mais recentemente, ela vem conquistando renovado interesse graças ao impacto metabólico exercido por sua fibra solúvel, a betaglucana. Ao proporcionar uma liberação gradativa da glicose, a betaglucana coloca a aveia entre as principais recomendações dietéticas para os atletas.

   Segundo a nutricionista Patrícia Bertolucci, a combinação de aveia com iogurte, leite e frutas com papaia e banana, de preferência meia hora antes do treino, evita os picos de energia, que passa a ser liberada de maneira gradativa durante o exercício.

BENEFÍCIOS PARA TODOS
   Ao retardar o esvaziamento gástrico e aumentar o bolo fecal, a betaglucana promove maior saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino. Além disso, reduz a glicemia pós-prandial e melhora a resposta celular à insulina. Por esta razão, vários estudos prospectivos investigam seu potencial na prevenção e tratamento adjuvante do diabetes mellitus tipo II

   O efeito protetor de fibras alimentares em doenças cardiovasculares, mediado pela diminuição dos níveis de colestrol, foi reportado pela primeira vez há 47 anos. Desde então, mais de uma centena de estudos clínicos de intervenção comprovam esta relação.

   A quantidade recomendada de betaglucana varia de estudo para estudo. De modo geral, as diminuições mais significativas dos níveis plasmáticos de colesterol total e LDL ocorreram com o emprego de doses entre 3 a 6 g por dia.

MECANISMOS
   A betaglucana compõe a estrutura das paredes celulares dos grãos de aveia. A quantidade no cereal pode variar de acordo com o tipo de processamento do grão e da safra. Sua principal fonte é o farelo de aveia, que contém 9,5% da fibra.
Os flocos médios e finos também apresentam altos teores, em torno de 5%.
  Estudos sugerem que a ação da betaglucana na diminuição dos níveis de colesterol e da glicemia pós-prandial ocorre em razão da sua alta viscosidade. Ao entrar em contato com a água, a betaglucana forma um gel que torna o bolo alimentar mais viscoso, contribuindo para uma menor absorção da glicose e do colesterol. O menor contato do colesterol da dieta com o epitélio intestinal favorece, ainda, sua conversão em ácidos biliares que serão excretados pelas fezes.
Outros estudos propõem um mecanismo de ação adicional: a redução da síntese hepática de colesterol por ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela ação da betaglucana no cólon.


COMPOSIÇÃO
   A esturutra do grão da aveia é semelhante à de outros cereais, com três camadas principais:
- Casca (farelo): protege a semente e contém quantidades concentradas de fibras, vitaminas do complexo B, carboidratos complexos e fitonutrientes. É onde está a maior quantidade de betaglucanas.

-Endosperma: camada intermediária que corresponde a 80% do grão integral e contém carboidratos, proteínas e pequenas quantidades de vitaminas do complexo B.

-Germe: camada interna do grão. Contém um rico suprimento de nutrientes, minerais, vitaminas do complexo B, vitamina E e fitonutrientes.

Para uma dieta completa e saudável, Venha para a AB Saúde e agende uma consulta com a Nutricionista.

Fonte: Revista Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário