sexta-feira, 29 de abril de 2011

Os alimentos que preservam a juventude da pele e bloqueiam os raios nocivos do sol

Conheça algumas dicas nutricionais:

Colágeno
O colágeno, para a pele, é tão importante quanto os óculos para quem tem problemas de visão. Sem ele, que é a proteína mais abundante no corpo, as células perdem elasticidade e aí aparecem as rugas.

Por que a pele envelhece?

Quando a idade avança, é inevitável que algumas rugas deem as caras.
Mas o envelhecimento provocado pelo passar do tempo é gradual, sem muitos danos estéticos. O que agride mesmo a pele é sol em excesso, fumo e poluição. Esses, sim, é que são responsáveis por rugas, manchas e tumores.
Os raios UVA são os piores porque alcançam a camada interna do tecido, a derme.
Lá, eles degradam as fibras de colágeno, destruindo a elasticidade. Para reverter ou atrasar o processo, o recomendado é manter uma alimentação equilibrada, rica em fontes de antioxidantes.

Romã
Essa fruta, além de possuir ácido elágico, um aliado da elasticidade da pele, contém vitamina C, outro poderoso antioxidante que combate o envelhecimento precoce

Os Raios UV e o câncer
A radiação UVA é constante durante o ano e penetra profundamente na pele, sendo a grande deflagradora do fotoenvelhecimento, mas não de câncer. O vilão nessa história é o UVB, que incide mais no verão. Ele atinge principalmente a epiderme, a camada superficial da pele.

Leite contra acne
Um trabalho na Universidade Kyung Hee, na Coreia do Sul, mostrou que leites enriquecidos com lactoferrina reduzem as inflamações que provocam a acne. A lactoferrina é uma proteína encontrada naturalmente no leite de vaca, mas em pequena quantidade. Durante 12 semanas, voluntários ingeriram o líquido e, ao final do experimento, quem tinha espinhas de montão viu 20% das bolotas diminuírem de tamanho ou desaparecerem.
Segundo os autores, essa é a prova de que, no futuro, o mercado pode explorar o enriquecimento do leite como auxílio no tratamento de problemas de pele.

Molho de tomate
Além de romãs e morangos, a pele agradece o consumo de molho de tomate. Esse alimento foi testado na Universidade de Manchester, na Inglaterra, e se mostrou um aliado da juventude do tecido. Os pesquisadores acrescentaram 55 gramas - a quantidade que consumimos em uma boa macarronada - à dieta diária de mulheres com cerca de 30 anos de idade. Os resultados foram animadores: uma substância do tomate, o licopeno, reduziu a ação dos raios UVA, principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento.

Açúcar, Doce vilão
" A pele dos diabéticos tende a envelhecer mais rápido" , lembra Fabiane Mulinari, dermatologista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Você sabe por quê? A resposta está no açúcar. Quando consumido em excesso ou, ainda, quando fica boiando na circulação, caso de quem é portador de diabete, ele se liga a proteínas da pele. Trata-se de um processo conhecido como glicação.
Daí, formam-se complexos de açúcar e proteína bastante rígidos, que tiram a elasticidade do colágeno.
Assim, para o tecido perder anos de vitalidade, basta uma colherinha a mais.


Referência: Saúde! é vital - Editora Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário