terça-feira, 4 de outubro de 2011

Bruxismo e a Toxina Botulínica

 Foto: Google Imagens

O que é Bruxismo?
Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Tratamento para bruxismo com Toxina Botulínica
Tratamento com toxina botulínica é seguro e substitui o uso de placas noturnas, a substância é utilizada com sucesso para combater e eliminar o hábito de apertar e ranger os dentes, especialmente durante o sono.

Cada vez mais a toxina botulínica ganha destaque entre os procedimentos, tanto estéticos como para aqueles que trazem benefícios à saúde. Muito segura, desde que aplicada por médico especialista, a substância é uma alternativa eficaz principalmente no controle das dores e das Disfunções Têmporo-Mandibulares (DTMs). O termo é utilizado para definir um grupo de doenças que acometem os músculos mastigatórios e estruturas adjacentes e podem resultar em dores musculares, de ouvido, limitação da abertura da boca e da função mastigatória, bruxismo e enxaquecas.

Quando injetada em músculos, bloqueia a liberação da substância responsável pela contração. A diminuição da dor é um reflexo do relaxamento muscular.

Os efeitos colaterais do uso da toxina botulínica são raros e, quando aparecem, são transitórios. O paciente não fica com assimetria facial ou com dificuldade de falar ou abrir a boca.

Atenção dentistas: Abrimos nova turma para o Curso Hands On de Toxina Botulínica - Aplicações em Odontologia, será realizado nos dias 28 e 29 de Outubro/11
Vagas limitadas! Saiba mais: http://www.abodonto.com.br/cursos.php


Referências:
tratamentoparabruxismo.com.br ; saudelazer.com ; colgate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário