quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

HIPERSENSIBILIDADE

A exposição da raiz dentária pode depender de diversos fatores higiênicos e até mesmo da força aplicada na escovação.



Uma queixa bastante comum de pacientes que chegam ao consultório do dentista é a hipersensibilidade dos dentes a alimentos doces e gelados. Esse sintoma pode indicar a exposição indevida de um tecido inervado – a dentina radicular – no colo do dente (região mais próxima à gengiva, também chamada de região cervical). Diferentemente do esmalte dental, que é um tecido mineralizado parecido com um vidro, e que protege a coroa do dente (porção que normalmente fica exposta à saliva), a dentina tem uma composição mais orgânica, e é sensível porque apresenta terminações nervosas que podem ser estimuladas pelo movimento e pela composição de líquidos e alimentos, pelas variações de temperatura ou por atrito.
 
As pessoas que abusam de força durante a escovação, ou que possuem oclusão (mordida) desequilibrada, ou, ainda, que apresentam doença periodontal (infecção bacteriana que compromete os tecidos ao redor dos dentes), têm retração da margem da gengiva e consequente exposição da raiz do dente. A depender da frequência, da intensidade e do tempo em que ocorre o trauma mecânico (de oclusão ou de escovação), associado ou não a uma dieta ácida, o paciente apresentará hipersensibilidade.
 
Essa sensação de “choque” toda vez que ingere bebidas e alimentos gelados, ou doces, ou quando escova os dentes, pode ser realmente muito desagradável! Adicionalmente, os dentes aparentam mais longos, comprometendo a estética do sorriso.
 
 
O que fazer para solucionar tais problemas?
Primeiramente, o dentista deve investigar a CAUSA do problema e eliminá-la. Educar, informar e orientar o paciente é um passo muito importante no tratamento da hipersensibilidade dentinária associada à retração da gengiva e à exposição radicular. Após a remoção da causa, deve-se investigar se houve perda de estrutura do dente (microfraturas ou desgaste na região do colo), e restabelecê-la, caso necessário, com materiais restauradores adequados (quanto às propriedades de resistência, polimento e estética). Em muitos casos, convém devolver o tecido gengival que foi perdido através de enxertos teciduais minimamente traumáticos, capazes de devolver a estética, eliminar completamente a sensibilidade e aumentar a resistência da margem da gengiva a novas retrações.
Portanto, o tratamento da hipersensibilidade dentinária por exposição radicular e perda de tecido gengival na região do colo do dente envolve prevenção, adequação de hábitos de higiene e dieta, restauração e procedimentos plásticos gengivais, a depender de cada caso. Na grande maioria, o resultado é bastante satisfatório.
 
 
Artigo de:
Dra. Maristela Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário