quinta-feira, 5 de abril de 2012

Como a nutrição pode auxiliar nos transtornos pré-menstruais




         Durante o período pré-menstrual muitas mulheres passam pela chamada e tão conhecida “tensão pré-menstrual” (TPM). Período este, caracterizado por diversos sintomas desagradáveis e incômodos.
          Porém o que muitos não sabem é que sintomas como: cefaléia, cãimbras, obstipação intestinal ou até “intestino solto”, edema, irritação, depressão, dentre outros, podem ser amenizados com uma dieta especial contendo alimentos que ajudam a evitar estes agravantes.



            Alguns exemplos de alimentos que devem ser ingeridos neste período:
Para ansiedade, irritação, insônia e aumento do apetite, com voracidade por doce ou chocolate, : vegetais folhosos verde-escuros e amarelo alaranjados, abacaxi, cereais integrais, damasco, soja, gengibre (chá) e alho.

Para dores de cabeça, pernas,fadiga, congestão dos seios, edema de face e inchaço abdominal: banana, arroz integral, soja e alimentos ricos em potássio, maçã, melancia, água de coco e tomate; chá de hortelã. 

ALGUMAS FRUTAS DIURÉTICAS, LAXATIVAS E CALMANTES:
- framboesa, figo, lima, melão, melancia, maracujá
 ALGUMAS HORTALIÇAS DIURÉTICAS, LAXATIVAS E CALMANTES:
- alface, espinafre, nabo, cebola, abóbora (sementes calmante)

Beba muita água. A água pode contribuir para a prevenção da retenção de líquidos e ajuda a eliminar toxinas e, conseqüentemente, pode ajudar a amenizar aquele inchaço no corpo.

     Alimentos que devem ser evitados:
- Alimentos ricos em gordura, sal e cafeína

            Mas nunca se esqueça, sempre consulte um nutricionista que irá lhe orientar de forma específica e individualizada, jamais siga estas dietas da moda ou conselhos de pessoas não habilitadas, pois você poderá prejudicar o seu bem mais precioso SUA SAÚDE!!


Texto por:
Dra. Luciana Alves Cangerana Santiago
Nutricionista da AB Saúde
CRN-3 13384

Nenhum comentário:

Postar um comentário