segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O que são “alimentos detergente”?


Os hábitos alimentares estão diretamente relacionados com a saúde bucal e a qualidade de vida de um modo geral. Por isso, uma dieta balanceada e pobre em açúcares e elementos ácidos é considerada ideal para a prevenção de cáries e outros problemas orais associados à presença de microrganismos prejudiciais à flora bucal.

Embora não existam bebidas ou alimentos expressamente proibidos pela Odontologia, alguns são mais indicados do que outros, que devem ser consumidos com moderação. É o caso, por exemplo, dos chamados “alimentos detergente”. Além de possuírem características benéficas ao organismo, eles são capazes de promover uma limpeza parcial nos dentes.

Em geral, esses alimentos são aqueles fibrosos ou que se apresentam em forma de talo, tais como aipo, brócolis, cenoura, maçã, pêra, melancia, couve-flor e pepino. A limpeza é realizada durante a mastigação, por meio do atrito entre as fibras e os dentes.

O alto teor de fibras também favorece a produção de saliva, fluido responsável pelo controle da acidez bucal, da quantidade de bactérias presentes na boca e pela proteção de dentes e gengivas contra o desenvolvimento de cáries e infecções.

Importante destacar, contudo, que as fibras ficam facilmente presas entre os dentes, o que pode causar diversas doenças bucais. Por isso, somente os componentes químicos presentes na pasta dental são de fato adequados e essenciais para garantir uma flora oral realmente saudável.

Portanto, o consumo de fibras e talos jamais deve ser considerado um substituto para a correta higienização da boca. A ele sempre devem estar associadas a escovação e o uso diário de fio dental.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br/
Consulte sempre um dentista. 11 2978 4542

Nenhum comentário:

Postar um comentário