terça-feira, 18 de setembro de 2012

Higienização da língua evita desenvolvimento de saburra e halitose



A saburra lingual, também conhecida como língua branca, caracteriza-se pela formação de uma placa bacteriana na face dorsal da língua. Constituída de células mortas da boca, bactérias, muco, saliva e restos alimentares, a saburra pode apresentar coloração que vai desde o branco ao marrom.

A placa de saburra é formada quando há diminuição da produção de saliva ou descamação do tecido epitelial da mucosa bucal acima do normal. Essas situações podem ser geradas por uma ampla variedade de fatores, como respiração bucal, uso de enxaguantes bucais com álcool, ronco, uso de aparelhos ortodônticos e hábitos inadequados, como chupar os dedos ou morder a pele dos lábios.

A saburra é o principal causador da halitose, caracterizada pela exalação de odores desagradáveis pela boca. Isso porque a presença de placa bacteriana leva à fermentação dos alimentos e à consequente liberação de gases, como o enxofre, que causa mau cheiro. Por isso, torna-se essencial que a higienização bucal também contemple a limpeza da língua, tão fundamental quanto a escovação dental e o uso de fio dental.

É muito comum pacientes que relatam dificuldade na higienização da língua, uma vez que a utilização da escova nas partes mais ao fundo da boca costuma causar enjoos e ânsia de vômito. Por isso, aconselha-se utilizar um limpador de língua (foto) para garantir que a boca fique livre de placa bacteriana. Vale lembrar que a língua é como um carpete, onde há acúmulo de toda a sujeira da boca - inclusive a que saiu dos dentes.

Em paralelo à higienização inadequada, a produção insuficiente de saliva também influencia na formação de saburra lingual. A saliva é um agente natural de limpeza que combate os microrganismos. Por isso, sua presença é fundamental para a saúde bucal. O baixo fluxo salivar tem relação direta com alimentação incorreta. O paciente deve sempre estimular as glândulas salivares com mastigação correta e ingestão diária de dois litros de água.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
blogkamilagodoy.com.br
Ligue e agende o seu horário: 11 2978 4542
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário