segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mitos de consultório: açúcar causa cáries?



Durante a infância, uma das primeiras coisas que aprendemos sobre saúde bucal é que o açúcar é o vilão da alimentação. Seu consumo estaria diretamente ligado à formação de cáries e, em casos mais extremos, à perda dental. Assim, a maioria das pessoas cresce acreditando plenamente que seus problemas bucais foram de fato causados pelo simples consumo de balas, sorvetes e outras guloseimas açucaradas.

Vale lembrar que a cárie é caracterizada pela deterioração do dente, provocada por uma série de lesões bacterianas. De modo simplificado, as bactérias presentes na boca consomem os restos alimentares existentes na cavidade oral em um processo de fermentação que libera ácidos. Estes ácidos atacam e dissolvem o esmalte dentário, gerando as lesões e formando a cárie.

Portanto, as cáries são formadas por bactérias, e não pelo açúcar. E o consumo de produtos derivados de açúcar não implica no aparecimento automático e natural de problemas bucais, como muitos pacientes acreditam. Na verdade, o que determina a ação das bactérias não é a alimentação, mas o tempo durante o qual os restos alimentares permaneceram em contato com os dentes e a própria disposição das bactérias.

Outro ponto que os pacientes precisam ter em mente é que as bactérias demoram, em média, 15 minutos para começar a agir dentro da boca. A partir daí, 20 segundos bastam para que o açúcar seja convertido em ácido, que age por cerca de meia hora na boca. Assim, uma grande quantidade de açúcar consumida de uma só vez pode ser menos prejudicial do que o consumo de pequenas quantidades ao longo do dia.

É necessário entender, ainda, que esses microrganismos não se alimentam exclusivamente de açúcar, mas de carboidratos em geral. Por isso, eliminar simplesmente o açúcar da dieta não garante uma boca livre de cáries.

O método mais eficaz de prevenção está sempre nos hábitos de higiene: deve-se escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental regularmente. Em caso de ingestão de algum alimento com açúcar, procure escovar os dentes até 15 minutos após seu consumo.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br
Ligue e agende a sua consulta 11 2978 4542
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário