terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mitos de consultório: o siso empurra os outros dentes?



Os terceiros molares, comumente chamados de dentes do siso, são os últimos dentes das arcadas superior e inferior. São também os últimos dentes a nascer, geralmente em idade adulta ou próxima. Por isso, muitas vezes não encontram espaço suficiente na boca para serem corretamente acomodados.

Essa falta de espaço pode fazer com que o aparecimento dos terceiros molares gere diversos desconfortos e problemas bucais. É muito comum, por exemplo, que os sisos erupcionem apenas parcialmente ou em posição inadequada, causando danos à formação dentária. Outro problema comum é permanecerem inclusos — presos sob o tecido gengival —, gerando inchaços, flacidez e até infecções na gengiva.

Em geral, todos esses casos são resolvidos com a extração, um procedimento simples, de recuperação rápida e considerado rotineiro no consultório odontológico. Apesar disso, muitos pacientes acreditam que o siso seja responsável pelo desenvolvimento de todos os problemas bucais identificados posteriormente, como se o dente pudesse causar uma verdadeira “tragédia” na arcada dentária.

Uma das crenças mais comuns entre os pacientes – e até controversa entre os dentistas - é a relação do siso com o apinhamento dentário. Acredita-se que o aparecimento do terceiro molar possa “empurrar” os dentes vizinhos, resultando em desalinhamento. Mas a verdade é que não há nenhuma comprovação científica de que o siso, sozinho, é capaz de entortar todos os outros dentes.

A maioria dos artigos e estudos sobre o assunto mostra que o terceiro molar não é o principal fator que resulta no apinhamento. Isso porque a força de erupção de um dente é muito inferior à necessária para movimentar vários dentes ao mesmo tempo. Uma prova disso é que a força aplicada pela ortodontia para conseguir a movimentação necessária da arcada é bem maior e mais incômoda do que a erupção do siso — que passa despercebida, exceto em casos de infecção.

O que movimenta os dentes é a força de mastigação e, em muitos casos, o próprio desenvolvimento da arcada dentária ao longo dos anos. A principal causa de apinhamento dos dentes é a falta de espaço na mandíbula durante a transição dos dentes decíduos – os famosos dentes de leite - para os permanentes. Isso porque a mandíbula da criança geralmente é pequena para comportar os dentes que a acompanharão durante a vida adulta.

Portanto, é preciso avaliar cuidadosamente se, de fato, os sisos precisam ser extraídos porque eles estariam entortando os outros dentes. A extração é necessária quando não há espaço na boca para o desenvolvimento completo dos terceiros molares, que ficam mal posicionados e com higienização prejudicada — daí a causa das inflamações, infecções, cáries e dores relacionadas ao siso.

Quer saber quais são as dúvidas mais comuns apresentadas no consultório odontológico? Então conheça outros mitos da saúde bucal.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br/
Ligue e agende a sua visita 11 2978 4542
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário