quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tempo seco exige cuidados com a saúde bucal



Na última terça-feira, 21 de agosto de 2012, a cidade de São Paulo entrou em estado de emergência por causa da baixa umidade relativa do ar — que chegou a 10%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.

Apesar de ser uma característica comum do inverno nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, o tempo seco pode ser prejudicial à saúde, causando agravamento de doenças respiratórias, além de ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz. Isso acontece porque a baixa umidade causa ressecamento das mucosas e, consequentemente, desidratação corporal.

Vale lembrar que a água é um item essencial para a manutenção da temperatura normal do organismo, transporte de nutrientes pelas células, funcionamento do sistema excretor e de todos os ciclos biológicos que envolvem o corpo.

Para a saúde bucal, a hidratação corporal é fundamental para garantir níveis corretos de suplementos minerais e flúor. Além disso, o consumo de água estimula e “abastece” o processo de salivação, essencial para o controle da acidez oral, digestão alimentar, controle das bactérias e proteção dos dentes, da cavidade oral, dos revestimentos gastrintestinais e da orofaringe.

O tempo seco também pode afetar o hálito. Isso porque os problemas respiratórios causados pela baixa umidade do ar – e da maior concentração de poluição característica desse tipo de clima – geralmente agravam o ressecamento bucal. Por sua vez, isso provoca ressecamento e descamação das células que revestem a boca, causando ou agravando a halitose.

Por esses motivos, a atenção com o consumo de água é essencial nessa época do ano, garantindo que todas as necessidades do corpo sejam supridas. Tente beber, ao menos, dois litros do líquido por dia e evite exercícios físicos entre o final da manhã e o anoitecer, principalmente em ruas com grande fluxo de carros e outros locais com acúmulo de poluição.


Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br/
Ligue e agende a sua consulta: 11 2978 4542
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário