segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O que causa dor de dente?



A dor nos dentes é uma das queixas mais comuns dos pacientes odontológicos. Isso porque ela pode ser causada por diversos motivos – de um simples pedaço de alimento preso na gengiva a infecções profundas na raiz dentária. Pode, também, estar relacionada a problemas extrabucais, como doenças cardíacas.

Em geral, a dor de dente aparece de um dia para o outro. Ela pode evoluir rapidamente, acompanhada por outros sintomas, como dores de cabeça, sensibilidade e desconforto para se alimentar e até dormir. Portanto, nenhuma manifestação de dor bucal deve ser negligenciada — até porque todo tipo de dor, em qualquer parte do corpo, é sinal de que alguma coisa está errada.

Para aliviar o desconforto até a hora da consulta odontológica, faça bochecho com água morna e use fio dental para remover alimentos que podem estar presos nos dentes ou gengiva.

O uso do palito de dentes não é recomendável, uma vez que ele promove limpeza incompleta, retirando apenas os resíduos de tamanho grande. Além disso, o palito pode machucar ainda mais a gengiva. Se feitos de madeira, esses objetos também podem quebrar e permanecer alojado entre os dentes, o que certamente irá causa mais dor e outros danos ao paciente.

Caso a dor seja muito forte e incômoda, tome um analgésico simples, do mesmo tipo que seria escolhido para uma dor de cabeça. Evite apelar para receitas caseiras e sem base científica e não tome medicações que contenham ação antibiótica, pois o uso incorreto desses fármacos torna as bactérias mais resistentes, o que pode complicar tratamentos de saúde no futuro.

Mesmo que a dor de dente desapareça em algumas horas, não caia na armadilha de imaginar que o problema foi resolvido sozinho. Lembre-se que a dor é um aviso emitido pelo sistema endócrino e tem como objetivo a proteção do organismo. Por isso, procure o dentista em qualquer caso de manifestação de dor na boca. Só ele está apto a determinar as causas do incômodo e indicar o tratamento adequado, se necessário.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br/
www.absaude.com
Ligue e agende a sua visita: 11 2978 4542

Nenhum comentário:

Postar um comentário