quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Gengiva: saiba mais sobre ela.




O que é Periodontia?
É a especialidade da Odontologia que trata dos tecidos que envolvem e sustentam os dentes, isto é, a gengiva e o osso.
 
O que faz um periodontista?
O periodontista previne e trata problemas de inflamação gengival e realiza a remoção de tártaro. Além disso, permite adequada estética do contorno da gengiva ao redor dos dentes, garantindo a beleza e harmonia de seu sorriso.
 
O que é gengivite? [Figura 1]

Gengivite é o estágio inicial de inflamação da gengiva. Sua causa principal é a presença de placa bacteriana que se forma de maneira constante nos dentes e na gengiva, principalmente quando a escovação não é adequada. Neste estágio da doença, pode-se notar sangramento gengival durante a escovação, alimentação ou espontaneamente.
 
Como posso prevenir as doenças da gengiva?
Com consultas periódicas ao periodontista, pois apenas ele pode remover o tártaro, evitando problemas futuros. Além disso, a melhor forma de aprender as técnicas de higiene bucal é com o periodontista, que vai lhe ensinar qual é o tamanho ideal de escova, além de treiná-lo para utilizar o fio dental com eficiência. Evitar cigarros é também importante, já que suas substâncias prejudicam a gengiva e ocasionam perda de osso ao redor dos dentes, além de causar pigmentação dental e prejudicar a estética. [Figura 2].

O que são as cirurgias plásticas periodontais?
São cirurgias para corrigir defeitos gengivais em regiões que apresentam algum tipo de problema estético. Os defeitos que mais incomodam os pacientes são as retrações gengivais [Figura 3], sorrisos que expõe muita gengiva [Figura 4] ou quando a altura da margem da gengiva entre os dentes não é esteticamente aceitável [Figura 5].
 
O que é retração da gengiva?
É o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. As retrações podem ocasionar queixas estéticas, especialmente quando o paciente mostra a raiz ao sorrir ou ao falar, e sensibilidade nos dentes, devido à exposição da raiz [Figura 3].





 Figura 1





 



Figura 2












Figura 3











Figura 4














Figura 5









Se você apresenta algum desses casos, procure o seu dentista para uma melhor avaliação.
A AB Saúde também possui esta especialidade, nossa periodontista é a  Dra Fernanda Ribeiro  mestre e doutura em Periodontia.
Estamos à disposição para eventuais dúvidas e para avaliações médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário