quarta-feira, 27 de julho de 2011

Probióticos, Prebióticos e Fibras e a Nutrição Estética

Saiba o que são e como os Probióticos, Prebióticos e as Fibras auxiliam na Nutrição Estética

Os prebióticos são substâncias que quando ingeridas, não são digeridas nem absorvidas no intestino delgado, sendo assim estimulam a multiplicação e o aumento das bactérias benéficas ao bom funcionamento do intestino. Estão presentes em sua forma natural em alimentos como alcachofra, alho, na biomassa de banana verde, entre outros.
        
 Já os probióticos são microorganismos vivos adicionados aos alimentos que, por sua vez, propiciam efeito benéfico à nossa saúde intestinal, temos como exemplos, os leites fermentados.

As fibras também são substâncias que não são absorvidas no trato digestivo e que auxiliam na redução da absorção do colesterol, gorduras e açúcares da dieta, e também favorecem o peristaltismo intestinal e a formação do bolo fecal, ou seja, auxiliam e melhoram o trânsito intestinal, encontradas nas verduras, cereais integrais, entre outros.

E como atuam na Estética?

Um dos fatores predisponentes ao desenvolvimento da hidrolipodistrofia ou celulite é a constipação intestinal, esta causa um efeito tóxico no organismo, favorecendo o aparecimento deste mal que assombra 99% das mulheres.

A atuação dos probióticos, prebióticos e das fibras se dá no controle deste efeito tóxico causado pela constipação, pois atuam na saúde intestinal favorecendo um bom trânsito intestinal e uma microflora saudável.

Por isso, devemos incluir em nossa dieta alimentar as fibras, os prebióticos e os probiótics acompanhados de uma boa ingestão hídrica.

Sendo também de total importância ao portador(a) de hidrolipodistrofia procurar um profissional, nutricionista, habilitado que será capaz de detectar, diagnosticar e tratar as possíveis verdadeiras causas do aparecimento da mesma, através de um plano alimentar adequado e individualizado atendendo às necessidades especiais de cada caso e se utilizando ou não de suplementos específicos, pois a celulite é uma disfunção multifatorial, ou seja, seu aparecimento ocorre devido inúmeros fatores.


Por Drª Luciana Alves Cangerana Santiago
Nutricionista da AB Saúde
CRN-3 13384

Nenhum comentário:

Postar um comentário