quarta-feira, 24 de abril de 2013

Gengivite e Periondotite




Será que eu tenho esses problemas? Como isso pode afetar a saúde do meu organismo?

 

Como essas dúvidas geralmente ocorrem, e muita gente não sabe o que são essas doenças, nossa Periodontista Dra. Fernanda nos deu umas dicas para esclarecer um pouco mais.



GENGIVITE é o estágio inicial de inflamação da gengiva. Sua causa principal é a presença de placa bacteriana (resíduos de alimentos + bactérias) que se forma de maneira constante nos dentes e na gengiva, principalmente quando a escovação não é adequada. Neste estágio da doença, pode-se notar sangramento gengival durante a escovação, alimentação ou até espontaneamente. Na maioria dos casos, para a cura da gengivite, basta o paciente seguir as orientações do periodontista (especialista que trata os tecidos ao redor dos dentes: gengiva e osso) e realizar profilaxias (limpezas) periódicas. Entretanto, se a gengivite não for tratada a tempo, ela pode evoluir para um estágio mais grave da doença, a periodontite.






PERIODONTITE é o estágio grave da inflamação da gengiva. Neste caso, a presença das bactérias já ocasionou perda de parte do osso que sustenta os dentes, podendo ocasionar mobilidade dos dentes ou até sua perda. Nestes casos, o tratamento periodontal deve ser realizado o mais breve possível.

              Mas como saber se tenho gengivite ou periodontite? 


Os principais sinais incluem gengivas avermelhadas, inchadas e presença de sangramento gengival. Em alguns casos, pode também ocorrer o recuo ou retração da gengiva, dando aos dentes uma aparência alongada, como se eles tivessem se tornado maiores do que anteriormente. Nos casos de periodontite, ocorre a formação de bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida, bactérias e tártaro. Outro sintoma é o mau hálito, já que as bactérias presentes na língua e na gengiva são as principais causadoras desses odores. Somente consultando um profissional é possível confirmar se você tem essas doenças, pois, na maioria dos casos, embora o sangramento gengival possa ser percebido, não há sintomas de dor.





Para PREVENIR as doenças da gengiva, consultas periódicas ao periodontista são essenciais para remoção do tártaro, evitando problemas futuros. Além disso, a melhor forma de aprender as técnicas de higiene bucal é com o periodontista, que vai lhe ensinar qual é o tamanho ideal de escova, além de treiná-lo para utilizar o fio dental com eficiência. Evitar cigarros é também importante, já que suas substâncias prejudicam a gengiva e ocasionam perda de osso ao redor dos dentes, além de causar pigmentação dental e prejudicar a estética).


 Além disso, muitas pesquisas atuais têm demonstrado que as doenças da gengiva podem aumentar o risco de diversas patologias do organismo. A periodontite pode aumentar as chances para a ocorrência de DOENÇAS CARDIOVASCULARES, DIABETES MELLITUS, DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E NASCIMENTOS DE BEBÊS DE BAIXO PESO OU PRÉ-MATUROS. Isso ocorre pois as bactérias periodontais encontradas na gengiva com inflamação podem atingir a corrente sanguínea do organismo. Deste modo, as bactérias da boca afetam outros órgãos do corpo, podendo causar prejuízos a nossa saúde geral. Assim, além do tratamento odontológico adequado, a comunicação entre médicos e dentistas é muito importante para que o tratamento dos pacientes seja o mais efetivo possível.





 Ainda esta com dúvidas? Entre em contato conosco e marque sua consulta.

  Tel: 2978-4542
 

Dra Fernanda Vieira Ribeiro - CRO:83614
Formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista, Mestre e Doutora em Periodontia (UNICAMP).





Visite nosso site  :
www.absaude.net









Nenhum comentário:

Postar um comentário