quarta-feira, 29 de maio de 2013

AFTAS BUCAIS: TIPOS, DIAGNÓSTICOS E CONSELHOS PARA ALIVIAR A DOR


São pequenas, mas incomodam muito. Trata-se das universalmente conhecidas aftas bucais. Ainda que se desconheça com exatidão as suas causas, sabe-se que o fator emocional influencia seu aparecimento. As aftas são pequenas úlceras dolorosas que aparecem na mucosa da cavidade bucal. Seu aspecto é de uma mancha esbranquiçada redonda com uma auréola avermelhada.


É comum que se formem sobre o tecido macio, particularmente no interior do lábio ou da bochecha, sobre a língua ou no céu da boca e, raramente, na garganta. Embora existam técnicas naturais e farmacêuticas que aliviem a dor, recomenda-se o diagnóstico profissional para se descartar ou detectar a presença de patologias subjacentes, das quais podem ser um dos sintomas. Podem ser primárias, quando o agente causador encontra-se na boca (medicamentos retidos na cavidade oral, radiações, antissépticos orais, substâncias cáusticas, balas e gomas de mascar, escovações, calor, frio, traumatismos, certos tipos de alimentos, vírus ou bactérias) e secundárias, quando causadas por reações tóxicas, alérgicas, medicamentosas, doenças no sangue, carências vitamínicas, etc.


Temos também a estomatite aftosa recorrente: este quadro requer um tratamento muitas vezes frustrante. Está associada a quadros emocionais e de stress, ainda que sua causa seja desconhecida. Pode aparecer em qualquer idade, é mais frequente nas mulheres e se reconhece certa predisposição hereditária. Consulte o médico quando as aftas: - aparecerem após tomar algum medicamento; - não desaparecem depois de 14 dias; - forem muito dolorosas ou recorrentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário