terça-feira, 7 de junho de 2011

Faz quanto tempo que você não vai ao dentista?

Por que são importantes as consultas regulares ao dentista? 
As consultas regulares ao dentista são importantes porque ajudam a manter sadios os seus dentes e gengivas. Você deve visitá-lo regularmente, pelo menos a cada 6 meses.

O que ocorre durante a consulta?
A consulta ao dentista inclui duas partes. Uma é o controle e a outra é a limpeza.

  • O controle
Um profissional verificará se há cáries, placa ou tártaro. A placa é uma camada clara e pegajosa de bactérias. Se não for removida, se solidifica e se converte em tártaro. Este não pode ser removido com a escovação, tampouco usando fio dental. Se forem formados a placa e o tártaro nos seus dentes, eles podem causar doenças bucais.

Depois examinará a sua gengiva. Isto será realizado com um instrumento especial para medir o espaço entre os dentes e as gengivas. Em gengivas sadias, os espaços são pouco profundos. Quando existe uma doença bucal, os espaços são mais profundos.

O controle deve incluir também a língua, garganta, rosto, cabeça e pescoço, a fim de identificar algum sinal de problema, inflamação ou câncer.

 
Dentes e gengivas sadios.

 Formação de placa e tártaro.

  • A limpeza
A escovação e o uso de fio dental podem eliminar a placa, mas não é possível eliminar o tártaro em casa. O dentista usará, durante a limpeza, instrumentos especiais para removê-lo dos dentes. A isto se chama raspagem.

A raspagem dos dentes remove a placa e o tártaro.


Depois de raspar os seus dentes, eles podem ser polidos. Na maioria dos casos, usa-se um creme dental mais abrasivo que ajuda a remover qualquer mancha superficial dos seus dentes.

O último passo é o uso do fio dental. O dentista usará o fio dental para certificar-se de que as áreas entre os dentes estejam limpas.

O que você deve fazer entre as consultas?
Certifique-se de cuidar dos seus dentes e gengivas entre as suas consultas regulares ao dentista. A placa está constantemente se formando nos seus dentes. Mas você pode se desfazer dela escovando os dentes e usando o fio dental regularmente.


Fonte: Demonstrativo Oral B

Nenhum comentário:

Postar um comentário