quinta-feira, 16 de junho de 2011

CORRA da depressão!


Serotonina e dopamina:
Essas são as duas substâncias que faltam no cérebro de uma pessoa deprimida.
Enquanto a primeira traz sensação de calma e alegria, a segunda trata de aumentar nossa disposição.
Uma meta-análise (revisão de diversos estudos publicados anteriormente) feita pela Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, atesta que a prática de atividades físicas estimula a produção dessa dupla no organismo, ajudando não só a combater como a prevenir a depressão.
E notícia melhor ainda é que, de acordo com os pesquisadores, o "sintoma" de felicidade aparece assim que se inicia e dura muito tempo depois do fim dos exercícios e, no corpo dos sendentários, o efeito é bem mais rápido. Caminhar, correr, nadar, pedalar, dançar, fazer ginástica ou musculação: vale qualquer modalidade para obter não só esse, mas muitos outros benefícios para a saúde.

Sirva-se de Bom Humor
Atuando na produção de substâncias que nos dão sensação de bem-estar, alguns nutrientes podem ser os verdadeiros responsáveis pelo sorriso que você estampa no rosto todos os dias.

Frutas
Quando se trata de espantar a tristeza, segundo a maioria dos especialistas, a composição nutricional da laranja, maçã, jaboticaba, abacaxi, abacate e tangerina merecem nota 10.
Mas a grande estrela dessa missão é a banana. "É fonte de vitamina B6, que ativa a produção de serotonina, minimiza os sintomas de TPM, diminui a retenção de líquidos e ajuda no combate à insônia. A banana ainda tem a capacidade de aumentar o nível energético do corpo, combate anemia, úlcera, hipertensão, estresse no trabalho, depressão, desordens afetivas, entre outras", descreve a nutricionista Márcia Dal Médico.


Azeite
" O azeite, por ser uma gordura de boa qualidade, auxilia na formação de células nervosas saudáveis e protege o sistema nervoso central", explica a nutricionista Suzana Machado. Como o sistema nervoso central é responsável pelas sensações de felicidade de bem estar, 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem por dia podem trazer ótimos resultados para o seu humor.


Outros alimentos que também auxiliam de alguma forma a tranquilizar e a mandar a tristeza embora são:
Os peixes gordos; a Castanha-do-pará; o Grão-de-bico; o Leite de vaca; os Vegetais e verduras verde-escuras e o Chocolate( valendo lembrar que o tipo mais saudável é o chocolate amargo e meio amargo)

Referência: Revista Sua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário