quinta-feira, 9 de junho de 2011

O que é cárie dentária?

A cárie se produz quando certos ácidos corroem a camada superficial dura dos dentes, chamada esmalte dental. Estes ácidos provêm da placa bacteriana, uma película aderente que contém germes que consomem alimentos com açúcar. O processo de digestão destes açúcares produz ácidos que atacam as superfícies dentárias.

Com o decorrer do tempo, a cárie dentária pode produzir orifícios na superfície do dente chamados cáries. Se não for tratada, a cárie pode aumentar de tamanho e inclusive destruir o dente.

Se você acha que tem uma cárie, consulte o seu dentista. É provável que ele faça uma restauração, que pode impedir que a cárie fique maior.

Apesar de os ácidos atacarem constantemente as superfícies dentárias, a cárie não ocorre instantaneamente. Isso se deve a outros fatores na boca que contribuem para fortalecer a dentição e deter o processo de deterioração causado pelo cárie. Um desses fatores é a saliva. Esta última contém minerais que ajudam a fortalecer as superfícies dos dentes. O flúor, um mineral natural que com frequência é adicionado à água e que também é um componente de muitos cremes dentais, também ajuda a fortalecer os dentes.




Conselhos práticos para prevenir as cáries.
Não ingira muitos alimentos com açúcar. Tome menos refrigerantes entre as refeições.
Isto ajudará a impedir que a placa bacteriana produza ácidos e também reduzirá a quantidade de vezes que os dentes estarão expostos a ácidos.

Beba muita água, em especial se tomar certos tipos de medicamentos.
Alguns medicamentos podem fazer com que o organismo produza menos saliva e isto poderia aumentar o risco de que se formem cáries.

Utilize um creme dental e um antisséptico bucal que contenham flúor.
O flúor ajuda a manter as superfícies dentárias mais duras e resistentes.

Visite seu dentista pelo menos duas vezes ao ano.
Ele fará uma limpeza dental e controlará o aparecimento de cáries.


O dentista verificará se você tem cárie

As 4 etapas da formação de cáries


Etapa 1
A zona opaca na superfície do dente pode ser uma cárie incipiente. Escovar os dentes com um creme dental que contém flúor e utilizar fio dental podem impedir que a cárie termine de se formar.


 
Etapa 2
A cárie atravessou a camada superficial dura do dente.




Etapa 3
Agora que a cárie chegou em uma parte menos dura do dente, ela aumentará mais rapidamente.




Etapa 4
Se a cárie não for tratada, poderá ocasionar maiores problemas em partes mais profundas do dente. Por isso é importante que você visite periodicamente o seu dentista.
Se o seu dentista descobrir que você tem cárie, poderá falar-lhe sobre restauração, flúor e outras opções de tratamento.

Referência: Oral B

Nenhum comentário:

Postar um comentário