segunda-feira, 28 de maio de 2012

Entenda o que é e como evitar tártaro e placa bacteriana




A manutenção da saúde bucal é essencial para a saúde geral de um organismo. E os problemas dentários mais comuns estão relacionados à falta de cuidado adequado com a higiene, permitindo que a placa bacteriana calcifique e forme tártaro, por exemplo. A presença do tártaro irrita os tecidos gengivais, causando gengivite, e garante à placa um ambiente propício para se desenvolver ainda mais.

A placa bacteriana é uma película que se forma sobre os dentes. Ela é constituída por bactérias e açúcares e tem característica pegajosa e aparência incolor. Todas as pessoas apresentam placa bacteriana, uma vez que as bactérias estão presentes em todos os lugares, inclusive na boca, onde aproveitam os alimentos ingeridos para se desenvolver. A placa também é a principal responsável pela formação de cáries, periodontite e perda dos dentes. Por isso, é muito importante removê-la com escovação dentária três vezes ao dia.

O tártaro, por sua vez, tem aparência amarelada e consistência porosa. Ele não apenas prejudica a saúde bucal como também propicia o amarelamento dos dentes e os torna suscetíveis a manchas, como, por exemplo, as provocadas pelo cigarro. Ao contrário da placa bacteriana, que deve ser removida com escovação e uso de fio dental, o tártaro deve ser diagnosticado e removido pelo dentista com uso de aparelhos especiais.

Texto por Dra Kamila Godoy -  Ortodontista da AB Saúde
http://kamilagodoy.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário