quinta-feira, 17 de maio de 2012

O que fazer para aliviar os desconfortos causados pelo aparelho ortodôntico




Os primeiros dias após a colocação ou ajuste do aparelho ortodôntico podem ser incômodos e causar sensibilidade e dor, variando a intensidade de acordo com o caso de cada paciente. Uma vez que a ortodontia aplica força externa nos dentes para corrigir seu posicionamento, este desconforto é normal.

De acordo com a Dra. Kamila Godoy, dentista graduada pela USP e especializada em ortodontia, esses incômodos desaparecem em poucos dias, e o paciente logo se adapta ao uso do aparelho ortodôntico. Analgésicos podem ser administrados para aliviar a dor, mas o normal é que o desconforto diminua gradativamente, e que, aos poucos, o paciente se acostume com a ação do aparelho.

A especialista explica que os bráquetes também interferem na mucosa interna das bochechas e lábios, favorecendo a sensação de desconforto. Para diminuir os traumas causados pelas pecinhas, ceras de proteção podem ser utilizadas na boca. O surgimento de aftas também é comum e, nesse caso, o ortodontista pode prescrever um medicamento para recuperar os tecidos da mucosa lesionada.

Para os três primeiros dias, Dra. Kamila Godoy indica o consumo de alimentos mais pastosos, para não incomodar ainda mais a sensibilidade causada pelo aparelho. “Mas não há nenhuma restrição alimentar severa no tratamento ortodôntico. Apenas recomendamos não mastigar alimentos duros, como torradas ou torresmo, nem rasgar ou cortar os alimentos com os dentes”, conclui.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://kamilagodoy.wordpress.com

Um comentário:

  1. O Pró-Lip Protetor Bucal em Silicone para aparelho fixo, ajuda a evitar dores e machucados durante o tratamento com o aparelho fixo. O produto é único e exclusivo no Brasil, registrado pela Anvisa. Quando bem utilizado dura até 3 meses e oferece muito conforto ao paciente. Veja mais em: www.prolip.com.br

    ResponderExcluir