terça-feira, 15 de maio de 2012

Entenda o que é mordida cruzada




A mordida cruzada é um dos problemas mais comuns de mau posicionamento dentário. Esta anomalia se caracteriza pela inversão da oclusão dos dentes no sentido vestíbulo-lingual. De modo simplificado, a mordida cruzada ocorre quando um ou mais dentes da arcada superior não se encaixa corretamente na inferior, que deve ser recoberta.

Este tipo de má formação interfere nos processos normais de crescimento e desenvolvimento facial e deve ser tratado precocemente. O diagnóstico precisa ser feito por um ortodontista profissional, por meio de exame clínico, modelos de estudo e radiografias.

O tratamento ortodôntico da mordida cruzada em adultos geralmente é mais desafiador, pois muitas vezes envolve outros problemas relacionados a áreas diferentes da Odontologia.

As principais causas dessa anomalia são trauma na dentição temporária ou perda precoce dos dentes de leite, desviando o eixo de erupção dos dentes permanentes, falta de espaço na arcada, dentes extranumerários, respiração bucal, hábito de “chupar os dedos” e falta de harmonia no crescimento dos maxilares.

O tratamento pode ser feito com uso de aparelho ortodôntico fixo, semifixo ou removíveis. A indicação do dispositivo mais adequado depende do diagnóstico e da avaliação do ortodontista. Em casos mais graves, uma cirurgia ortodôntica pode ser necessária.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://kamilagodoy.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário