terça-feira, 22 de maio de 2012

Uso do fio dental deve estar sempre aliado à escovação



Uma vez que todos os sistemas e órgãos do corpo podem ser afetados pela área oral, manter uma boca saudável é essencial para a saúde geral do organismo. Os problemas dentários e doenças bucais mais comuns estão relacionados à falta de cuidado com a higiene. Apenas a escovação nem sempre é suficiente para garantir a saúde bucal. Por isso, o uso do fio dental é essencial para a perfeita higienização.

O fio dental é importante para limpar a área entre os dentes, onde a escova não alcança, removendo placa bacteriana e restos de alimentos. Ele deve ser passado entre todos os dentes, e não apenas após o consumo de alimentos fibrosos ou de difícil mastigação. Sem dúvida, o fio dental é um importante aliado da escovação e deve ser utilizado, ao menos, uma vez ao dia.

O uso do fio dental requer um pouco de treinamento e prática, e sangramentos podem ser comuns nas primeiras higienizações. Com alguns dias de remoção da placa bacteriana presente entre os dentes, a inflamação da gengiva tende a sumir, assim como o sangramento.

Quarenta centímetros de fio dental são suficientes para garantir a limpeza adequada dos dentes. Ele deve ser enrolado ao redor do dedo médio de cada mão, com cerca de 10 centímetros de fio distanciando-os. O fio deve ser introduzido suavemente entre os dentes, com movimentos de trás para frente a partir do ponto de contato do dente com o fio. Para a limpeza, a movimentação deve ser para cima e para baixo.

Nos dentes superiores, os dedos polegar e indicador das mãos devem segurar o fio, enquanto ele é deslizado levemente para efetuar a limpeza. Para os dentes inferiores, o fio deve ser pego apenas com os indicadores.

Nenhum dente pode ser esquecido nesse processo, e o fio nunca deve ser forçado contra a gengiva, pois isso pode resultar em cortes e machucados no tecido gengival. Para cada dente limpo, uma nova parte do fio dental deve ser utilizada.

Existem diferentes tipos de fio dental: de nylon com múltiplos filamentos, de filamento único, com ou sem cera e de “sabores” variados. Em geral, o fio com cera escorrega melhor entre os dentes e o fio de nylon é mais fibroso e propenso a desfiar em casos de dentição muito junta. O importante é saber que cada paciente se adapta melhor a um tipo de fio.

A ilustração a seguir mostra um pouco mais sobre o uso correto do fio dental. Confira:






Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://kamilagodoy.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário