quinta-feira, 21 de junho de 2012

Adultos podem ter dentes de leite?




Nos humanos, o desenvolvimento dentário se inicia ainda durante a fase embrionária da gestação (da primeira à oitava semana após a fecundação), e os dentes se tornam visíveis na boca a partir do sexto mês após o nascimento. Estes são os famosos dentes de leite, chamados pela Odontologia de dentição decídua. Eles costumam cair naturalmente por volta dos seis anos de idade. Em seu lugar, nascem os dentes permanentes.

A dentição decídua é ligeiramente menor que a permanente. Ela é formada por 20 dentes, contra os 28 ou 32 da dentição adulta (o número varia conforme a presença dos sisos, que podem ou não nascer). Enquanto os permanentes se desenvolvem, a raiz dos dentes de leite vai sendo reabsorvida até que o dente acabe sem suporte, ficando mole e caindo em seguida. Este é um processo natural do crescimento humano, mas só acontece na presença do permanente para substituí-lo.

Contudo, há casos em que um ou mais dentes permanentes não se desenvolvem e, por isso, o processo de reabsorção da raiz não acontece. Assim, o paciente adulto apresenta dentes de leite entre os permanentes. Essa anomalia pode ser causada por diversos fatores, sendo a hereditariedade o principal deles.

Se o dente estiver implantado ao osso mandibular, bem harmonizado com o restante da arcada dentária e o paciente não se incomodar com a aparência “infantil” do dente de leite, ele pode permanecer ali por toda a vida. Entretanto, o mais comum é que o dente amoleça, torne-se mais frágil ou seja pequeno demais em relação aos outros dentes, causando problemas mastigatórios e ortodônticos.

Por isso, o mais recomendado é que o dente de leite que não caiu seja extraído e substituído por um implante dentário, que reabilita permanentemente as funções de fonética, mastigação e estética da boca.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário