terça-feira, 26 de junho de 2012

Por que devo visitar o dentista a cada seis meses?




Muitos pacientes já conhecem bem – ou deveriam conhecer – aquela tradicional recomendação para que visitem o consultório odontológico com periodicidade semestral, no mínimo. Entretanto, boa parte das pessoas não entende a importância dessa regularidade e, por isso, negligencia essa recomendação e deixa para procurar a dentista apenas quando surgem os problemas bucais. Para esses pacientes, é necessário destacar que a avaliação periódica é o único método que garante o tratamento mais avançado que existe tanto na Odontologia quanto na Medicina: a prevenção.

Com visitas regulares à dentista, é possível que a profissional diagnostique problemas bucais ainda no início, garantindo que não se agravem, e identifique situações que favoreçam o desenvolvimento de novos problemas, como higienização inadequada. Assim, cáries, gengivites, periodontites e demais doenças dentárias têm a evolução estagnada e tratamento precoce, dispensando a necessidade de tratamentos mais profundos, como restaurações, extrações e tratamento de canal.

O câncer de boca é outra doença que pode ser diagnosticada precocemente caso o paciente seja acompanhado com regularidade. A identificação de lesões pode ser feita muito antes de evoluírem para metástases, o que melhora significativamente o prognóstico, além de aumentar as chances de cura. Vale lembrar que esse tipo de câncer está entre os cinco tipos que mais acometem a população brasileira e tem relação direta com o tabagismo.

No caso da ortodontia, o diagnóstico precoce das má formações dentárias também é fundamental para que o tratamento seja menos demorado e dolorido do que os casos diagnosticados em estágio avançado ou visível. Além disso, a manutenção prévia da saúde bucal favorece o tratamento ortodôntico, que pode ser iniciado assim que o problema é identificado, sem necessidade de atrasar a instalação do aparelho fixo para a correção de outros problemas bucais.

Outros tratamentos, como clareamento dentário e instalação de próteses, tornam-se mais duradouros quando acompanhados periodicamente pela dentista. Nesses casos, a manutenção evita que o paciente tenha de passar novamente pelo tratamento.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário