quarta-feira, 20 de junho de 2012

Conheça a história da pasta de dente



Embora muitos pacientes acreditem que a pasta de dente serve apenas para deixar um bom hálito após a escovação dental, o creme é um produto químico que cumpre papel fundamental para a saúde bucal, uma vez que seus compostos agem para eliminar a concentração de microrganismos, equilibrar a acidez da boca, fortalecer os dentes e remover a placa bacteriana.

A mais antiga referência já encontrada sobre o uso de pasta de dente está em um manuscrito egípcio datado do século IV a.C. O texto cita uma mistura de sal, pimenta, folhas de menta e flores de íris, indicando-o para a higienização da boca. Há manuscritos que mostram outras fórmulas, baseadas em ossos de animais, pó e urina, esfregadas nos dentes para limpá-los.

Apesar disso, a pasta de dente só se tornou popular após o século XIX. Até então, as escovas de dente eram geralmente utilizadas apenas com água ou com substâncias que causavam mais malefícios do que benefícios, como carvão, tijolo queimado, giz, mel e sal. O creme dental, da maneira como conhecemos hoje, foi inventado em 1850 pelo dentista americano Washington Wentworth Sheffield.

O grande avanço das pastas de dente aconteceu em 1955, quando a empresa Procter & Gamble (P&G) adicionou flúor ao seu produto. Com isso, ele se tornou o primeiro da história clinicamente reconhecido como capaz de prevenir cáries.

Hoje, o produto é disponibilizado em diversos sabores e em versões variadas, voltadas para funções específicas, como promover o clareamento dentário e aliviar a sensibilidade, por exemplo. Para escolher o mais apropriado, o ideal é consultar sempre o dentista.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br/
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário