terça-feira, 5 de junho de 2012

Entenda a diferença entre clareamento dental caseiro e de consultório



O clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos mais procurados da atualidade. Ele é usado por dentistas há mais de cem anos, mas foi somente a partir de 1989, quando os doutores norte-americanos Van Heywood e Harald Heymann introduziram a técnica de clareamento caseiro, que o clareamento dental se tornou mais acessível.

Todas as pessoas podem clarear os dentes, mas as técnicas usadas variam de acordo com as causas do escurecimento dentário, a expectativa do paciente e o tempo disponível para que o tratamento dê resultado.

Existem dois tipos básicos de clareamento: o caseiro e o de consultório. O primeiro baseia-se no uso de moldes com uma solução clareadora, enquanto o último utiliza-se de fontes luminosas, como LEDs e lasers.

Não há determinação quanto a qual dos dois tipos de clareamento dental é mais eficaz. A principal diferença entre eles consiste na concentração da solução clareadora e no tempo de tratamento. Na técnica caseira, a porcentagem do gel clareador (peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio) varia entre 4% e 15%, enquanto a técnica realizada em consultório oferece concentração mais alta: de 30% a 38%.

A técnica de clareamento dental caseiro costuma ser mais realizada por ser prática e barata. Apesar de poder ser feito em casa, este tratamento deve ser sempre realizado sob supervisão de um dentista profissional, que irá avaliar a evolução do clareamento e indicará a concentração correta de gel.

A técnica realizada em consultório, por sua vez, apresenta resultados mais rápidos, necessita de menos aplicações e elimina a necessidade de usar a moldeira — que não tem adaptação tão fácil. A desvantagem do clareamento em consultório é que, por usar maiores concentrações de gel, pode provocar sensibilidade nos dentes, além de irritação da gengiva e mucosas.

A durabilidade do resultado varia de acordo com as características de cada paciente e seu hábito alimentar, mas o clareamento pode durar até cinco anos. Após esse período, é necessária a manutenção ou até a realização de um novo tratamento.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://kamilagodoy.wordpress.com 
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário