quarta-feira, 27 de junho de 2012

Descubra quais alimentos causam mau hálito




Caracterizada pela exalação de odores desagradáveis pela boca, a halitose é um dos problemas bucais que mais preocupam os pacientes, principalmente porque ela dificilmente é percebida pelos portadores do problema. Embora cause danos psicossociais a quem sofre com ela, a halitose não é uma doença, mas sim um sinal de que alguma parte do organismo está em desequilíbrio.

O mau hálito, portanto, não significa falta de higiene bucal e raramente está relacionado aos dentes. A língua e o trato gastrointestinal são os principais responsáveis pela halitose. O primeiro porque tende a acumular microrganismos e formar saburra, e o sistema digestivo por conta de alimentação com excesso de voláteis sulfurados (compostos de gases), que são convertidos em enxofre quando entram em contato com algumas bactérias comuns do sistema digestivo.

Os famosos vilões do mau hálito, cebola e alho, por exemplo, possuem moléculas de odor compostas de mercaptanos, um tipo de enxofre. Existem quatro categorias de alimentos que provocam estímulo das bactérias formadoras de enxofre: agentes secos, alimentos densos em proteínas, açúcares e alimentos ácidos.

O álcool é o agente seco mais comum, sendo base de diversas bebidas e utilizado na composição de alguns enxaguantes bucais. Ele é chamado agente seco porque contribui para o ressecamento da cavidade bucal, deixando-a desidratada e mais suscetível ao desenvolvimento de mau hálito.

Os alimentos densos em proteína, por sua vez, resultam em acúmulo de aminoácidos, que se tornam voláteis sulfurados pelas bactérias presentes na língua e garganta. Laticínios e carnes são os melhores exemplos dessa categoria.

Os açúcares e alimentos ácidos, por fim, são conhecidos combustíveis para a proliferação e reprodução de bactérias, incentivando a criação de compostos de enxofre e, consequentemente, do mau hálito.

Por isso, modere o consumo de alimentos como refrigerantes, bebidas alcoólicas e frutas cítricas e sempre escove cuidadosamente os dentes quando consumir queijos, leite, peixe, cebolas e alhos.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário