quinta-feira, 5 de julho de 2012

Alimentação com aparelho ortodôntico



A eficácia do aparelho fixo no tratamento ortodôntico está diretamente ligada à colaboração do paciente, que deve adotar alguns cuidados para não atrasar a movimentação dentária. A correta higienização é imprescindível para garantir a saúde bucal e evitar que o tratamento seja prejudicado ou interrompido pelo desenvolvimento de outros problemas bucais.

Além disso, o paciente deve ter cuidados especiais com o tipo de comportamento adotado no cotidiano e com a alimentação, garantindo que o dispositivo não seja danificado. Os bráquetes, colados aos dentes, são capazes de suportar a força que o aparelho exerce para a movimentação exigida pelo tratamento, mas não suportam forças exageradas. Por isso, hábitos como roer as unhas, mastigar gelo, chupar o dedo e morder lápis podem quebrar o dispositivo, além de serem anti-higiênicos.

Em relação à alimentação, recomenda-se que o paciente evite comer balas, pirulitos e gomas de mascar que sejam do tipo “grudentas” ou duras. Também deve-se ter atenção especial ao consumo de milho verde, caramelos, quebra-queixo e alimentos que soltem fiapos quando mastigados, como manga e carnes fibrosas.

Para o consumo de frutas e vegetais mais duros, como maçã ou cenoura, o ideal é cortar o alimento em pequenas partes que entrem por inteiro na boca, eliminando a necessidade de arrancar os pedaços com a mordida. Carnes também devem ser consumidas em pequenos pedaços, mas com atenção especial à higiene, pois elas costumam grudar bastante nos bráquetes.

Vale lembrar que nenhum desses alimentos é expressamente proibido, exigindo apenas cuidado especial em relação ao consumo. Todos eles serão totalmente liberados pela dentista ao final do tratamento ortodôntico. Por isso, vale a pena se esforçar alguns meses para ter a saúde bucal em dia

Texo por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde.
http://blogkamilagodoy.com.br

www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário