sexta-feira, 13 de julho de 2012

Descubra o quanto os dentes ficam brancos após o clareamento dental



Capaz de solucionar o incômodo que dentes amarelados podem causar aos pacientes, o clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos mais procurados atualmente.

Existem dois tipos básicos de clareamento: o caseiro e o de consultório. A técnica empregada varia de acordo com a expectativa do paciente e o tempo disponível para que o tratamento dê resultado.

Embora o clareamento dentário seja muito eficiente e praticamente livre de contraindicações, é necessário que os pacientes entendam que sempre há um limite para o tratamento. Isso porque existem diversos fatores que determinam qual será a resposta dos dentes, e nem todos esses fatores podem ser controlados pela dentista.

A genética, por exemplo, é um dos agentes que influenciam diretamente no amarelamento dentário. Pessoas muito brancas sempre terão maior tendência a possuir dentes amarelos.

O tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, por sua vez, estão entre os motivos evitáveis de amarelamento. Como causadores do escurecimento, ainda é possível destacar o uso de antibióticos do grupo tetraciclina, traumas na região da boca e tratamento de canal.

Por conta da variação de fatores, dentes escurecidos ou amarelados inevitavelmente possuem algum grau de coloração que não reage ao tratamento. Por isso, dentes absolutamente brancos é uma meta impossível. Até porque cada pessoa possui uma cor natural para seus dentes que, em geral, combina com seu tom de pele.

O clareamento dentário também sofre com os limites impostos pelo próprio uso do gel clareador. A solução é composta por peróxido de carbamida ou hidrogênio, que são substâncias ácidas e podem causar sensibilidade e alterações na mucosa se usadas em exagero. Por isso, o tratamento não pode ser prolongado por muito tempo.

Vale lembrar, por fim, que a cor natural dos dentes é levemente amarelada, e o clareamento nunca irá além disso. Caso o paciente deseje dentes ainda mais brancos, a dentista usará facetas laminadas, que se assemelham a unhas postiças. Essa intervenção, entretanto, é considerada desnecessária, uma vez que dentes extremamente claros tendem a ficar com aparência artificial.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário