quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pasta de dente clareadora realmente funciona?



Embora alguns pacientes ainda acreditem que a pasta de dente sirva apenas para deixar o hálito agradável após a escovação dental, o creme é um produto químico que cumpre papel fundamental para a manutenção da saúde bucal. Isso porque seus compostos agem para eliminar a concentração de microrganismos, equilibrar a acidez da boca, fortalecer os dentes e remover a placa bacteriana.

O mercado disponibiliza diversos tipos de cremes dentais que, além de oferecer sabores diferentes, prometem cumprir funções específicas, sendo a ação clareadora ou branqueadora a mais comum delas. Entretanto, um estudo realizado em 2009 pela Associação Brasileira de Defesa ao Consumidor, conhecida como Pro Teste, mostrou que o uso da maioria desses produtos não resulta, na prática, em clareamento dentário efetivo.

A entidade avaliou as sete pastas de dente de maior representatividade no mercado nacional: Close-up Extra Whitening, Colgate Total 12 Whitening, Sensodine Branqueador Extra Fresh, Aquafresh Ultimate White, Sorriso Whitening Explosion, Crest Extra Whitening e Colgate MaxWhite.

Para avaliar o efeito clareador de cada uma delas, foram feitos 3 mil movimentos circulares em amostras de dentes humanos — o equivalente à escovação de um mês, aproximadamente. Ao final do teste, apenas as amostras da pasta da Close-up e da Colgate Total 12 Whitening apresentaram mudanças de cor.

Por outro lado, foi identificado que todas as pastas — tanto as aprovadas quanto as reprovadas — são mais abrasivas que as comuns e funcionam como um “esfoliante” nos dentes. Portanto, elas são capazes de remover placa bacteriana, sujeira e até mesmo algumas manchas. O resultado é um dente ligeiramente mais branco, mas por ação da limpeza, e não porque uma reação química modificou a cor real do dente — como ocorre no caso do clareamento profissional, que usa peróxido de hidrogênio.

Como contraponto, a característica abrasiva desses cremes dentais faz com que seu uso contínuo resulte em desgaste do esmalte dentário, o que pode provocar aumento na sensibilidade e deixar o dente mais suscetível a infecções.

Para não ter prejuízos à estrutura dos dentes, o ideal é que as pastas “clareadoras” sejam utilizadas apenas como complemento ao clareamento feito em consultório e somente por um período determinado pelo dentista.

Consulte sempre um dentista.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br/
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário