terça-feira, 10 de julho de 2012

Aparelho ortodôntico interfere na prática esportiva?






O tratamento ortodôntico é um processo que costuma gerar muitas dúvidas entre os pacientes, principalmente com relação à possibilidade de dor causada pela utilização do aparelho dentário. Alimentação e a eventual interferência do dispositivo nas atividades cotidianas também costumam preocupar algumas pessoas.

Desde que o paciente siga as instruções dadas pelo ortodontista, principalmente no que diz respeito à higienização bucal, e compareça regularmente às consultas para ajuste do dispositivo, a instalação do aparelho ortodôntico não resulta em grandes mudanças no dia a dia, tampouco oferece riscos à saúde.

Para os pacientes que praticam esportes, é necessária atenção especial para que o aparelho não machuque a boca em caso de possíveis “encontrões”, quedas ou boladas. Atividades individuais, como natação ou ciclismo, não necessitam de nenhum tipo de cuidado especial. Por outro lado, para esportes de contato, como artes marciais e futebol, um protetor bucal se torna necessário para a segurança do paciente.

De modo geral, esse protetor é feito de silicone. Por ser normalmente utilizado por praticantes de lutas, pode ser encontrado com facilidade em lojas de material esportivo. O protetor pode ser colocado em ambas as arcadas dentárias ou apenas na superior, dependendo do tipo de esporte praticado. Esse dispositivo possui tamanho único e, muitas vezes, é necessário adaptá-lo à boca. O inconveniente desses protetores é que o esportista tem de manter a boca fechada durante o uso, para que ele não caia.

Por outro lado, o paciente pode optar por um protetor bucal personalizado, confeccionado em silicone com base em um modelo da boca do paciente, feito de gesso. Esse tipo de protetor se adapta perfeitamente à boca, oferecendo maior conforto. Entretanto, demanda acompanhamento do dentista, que irá fazer a moldagem necessária e realizar possíveis ajustes.

Para pacientes que praticam esportes, a dica é consultar sempre o ortodontista para apuração da real necessidade de uso do protetor bucal durante as atividades físicas e para indicação do modelo mais adequado.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário