terça-feira, 3 de julho de 2012

Quais as características do sorriso perfeito?


A ortodontia é a área da Odontologia responsável por estudar, diagnosticar e tratar problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da mordida. Embora o objetivo principal da especialidade seja a reabilitação da boca para que ela esteja saudável e capacitada a realizar perfeitamente suas funções de fala, mastigação e oclusão, uma aparência mais harmoniosa da face também faz parte do resultado obtido com o tratamento ortodôntico.

É muito comum que pacientes incomodados com a própria aparência procurem a ortodontista em busca de correções estéticas. Essa não é uma medida errada, e apenas a profissional pode determinar a real necessidade de utilização do aparelho ortodôntico, bem como identificar quais serão os benefícios para o paciente que se submete ao tratamento. Para isso, a especialista utiliza diversos instrumentos de diagnóstico, como moldes de gesso, radiografias e histórico médico.

Embora as proporções faciais e dentárias não sejam definitivas, há um padrão que facilita a observação e leitura da formação dos dentes e ossos. Existem diversas fontes na literatura especializada que determinam um parâmetro para avaliar a harmonia tanto da face quanto da dentição, mas nenhuma delas é absoluta.

Para obter bons resultados estéticos, a avaliação facial é tão fundamental quanto o estudo dos dentes. Por isso, existe um parâmetro que classifica os pacientes de acordo com o padrão de crescimento e formato facial. Assim, os rostos podem ser divididos entre padrão I, II, II, face longa e face curta, sendo que cada um deles está associada a características de formação óssea que favorecem determinadas aparências e problemas ortodônticos.

Para os dentes, foi desenvolvido em 2006 o Diagrama de Referências Estéticas Dentárias (DRED), definindo o posicionamento e proporção que os dentes apresentam entre si e também em relação aos lábios e gengivas. Os fatores que definem a melhor estética dentária, de acordo com o DRED, são os seguintes: simetria, eixo dentário normal (sem inclinações e angulações fora do normal), contorno gengival proporcional, contato interdental e proporções dentárias.

A determinação desses padrões é essencial para a ortodontista definir o tipo de tratamento que irá maximizar a estética do paciente. Vale lembrar, porém, que os padrões de beleza sofrem muita influência do momento histórico e cultural. A ortodontia, por sua vez, não deve seguir tendências, e sim a correção e preservação da funcionalidade dos dentes e da saúde bucal, podendo nem sempre agradar a expectativa estética do paciente.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário