sexta-feira, 27 de julho de 2012

Por que as gengivas sangram?



O sangramento das gengivas durante a higienização bucal é um dos problemas mais relatados no consultório odontológico. Embora geralmente seja visto pelos pacientes como uma característica incômoda, mas “comum”, de sua gengiva, vale lembrar que uma boca saudável não sangra com facilidade. Portanto, caso isso aconteça, é sinal de que a pessoa pode estar sofrendo de alguma doença periodontal.

O sangramento é consequência de um processo inflamatório ou infeccioso que afeta a gengiva. Essas patologias são, invariavelmente, causadas por bactérias e açúcares, que formam a placa bacteriana. A placa é uma película pegajosa que, se não removida corretamente pela escovação dentária, evolui para doenças periodontais, como gengivite e periodontite.

Durante o processo inflamatório, seja na boca ou em qualquer parte do corpo, o sistema imunológico humano age para tentar eliminar o quanto antes os agentes nocivos que estão causando a patologia. Para isso, a circulação sanguínea aumenta no local afetado, assim como a quantidade de células de defesa do organismo. Desse modo, o local passa a apresentar coloração mais avermelhada e sangramento com o contato da escova ou fio dental.

Portanto, nesse caso, o sangramento não é algo completamente ruim, servindo para alertar que alguma coisa não vai bem e deve ser corrigida imediatamente. O problema é que a maioria dos pacientes associa o sangue a alguma lesão causada durante o processo de higienização, apenas interrompendo a escovação no local.

Na realidade, o que deve ser feito é o oposto: a higienização deve ser intensificada. Isso porque a infecção já foi causada por uma escovação inadequada, e deixar de fazer a correta higienização do local apenas alimentará ainda mais os microrganismos causadores do problema, facilitando o desenvolvimento de doenças bucais mais graves, como a infecção do osso mandibular, perda de dentes e retração gengival.

Por isso, sempre mantenha uma escovação cuidadosa, e caso o problema não passe em poucos dias, procure o dentista para o tratamento adequado.

Texto por Dra Kamila Godoy - Ortodontista da AB Saúde
http://blogkamilagodoy.com.br
www.absaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário